Copa de 2026 será no Brasil? Veja o que diz regulamento da Fifa

Nos últimos dias, após Donald Trump informar que os Estados Unidos entraram decisivamente em conflito com o Irã, tem circulado nas redes sociais uma teoria que diz que a Copa do Mundo de 2026, que terá o país norte-americano como uma das sedes, poderia ser realizada no Brasil. A informação, porém, é falsa.

Um perfil no X, antigo Twitter, criou um cenário hipotético: “Pelo ‘estatuto’ da Fifa, em casos assim, a Copa deveria acontecer onde foi a Copa anterior, que é no Catar, que é basicamente do lado do Irã, então, iria pra Rússia, mas a Rússia está em guerra, então advinha onde iria parar a Copa de 2026″.

Apesar de ser apenas uma situação imaginária, não há no estatuto oficial da Fifa nada que declare que, em casos de guerras ou conflitos armados, o evento tenha que ser no país da edição anterior.

A publicação ainda considera uma hipótese sem embasamento e afirma que não poderia ser realizado no Catar por ser muito próximo ao Irã. Além disso, vale destacar que a Copa de 2026 também será sediada em outros dois países: México e Canadá, que atualmente não vivem nenhum conflito armado.

Na parte do documento sobre escolha do local para sediar uma Copa do Mundo, tanto masculina quanto feminina, está escrito que a decisão (do local) visa atingir o objetivo de “garantir as melhores condições possíveis de hospedagem no(s) país(es)-sede”.

A reportagem entrou em contato com a Fifa para saber se existe algum procedimento padrão definido para casos em que o país-sede da Copa do Mundo esteja vivendo conflitos armados, mas ainda não obteve resposta.

Mundial de Clubes tem premiação bilionária; veja valores detalhados

Autoridades dos EUA, UE e Ucrânia se reúnem antes de Trump encontrar Putin

O ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, e o vice-presidente dos EUA, JD Vance, se encontrarão com aliados ucranianos e europeus no Reino...

Bahia enfrenta o Fluminense para se manter no G-4 do Brasileirão

Bahia e Fluminense medem forças neste sábado (9), às 21h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. No duelo de...

Lucro de Itaú, Bradesco e Santander vai a R$ 21 bilhões

Os três maiores bancos privados brasileiros – Itaú Unibanco, Bradesco e Santander – lucraram R$ 21,234 bilhões no segundo trimestre de 2025, alta de...