Década do Oceano: Rio de Janeiro será sede de conferência da Unesco em 2027

O Rio de Janeiro irá sediar a Conferência da Década do Oceano de 2027, que visa estimular a ciência oceânica e a geração de conhecimento para reverter o declínio do sistema oceânico e criar oportunidades para o desenvolvimento sustentável dos mares.

A conferência, que acontece desde 2021, será coorganizada pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, como agência líder da Década do Oceano, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil e pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

A última edição ocorreu no ano de 2024, em Barcelona. Chefes de Estado, representantes de governos, cientistas, sociedade civil, setor filantrópico e setor privado se reunirão para refinar as prioridades estratégicas da Década nos próximos anos e moldar seu legado para além de 2030.

O Brasil tem se comprometido firmemente com as ações da Década do Oceano. Com uma comunidade científica oceânica engajada e influente, e com o envolvimento ativo de diversos setores da sociedade, o Brasil está – como o Cristo Redentor – de braços abertos para recebê-los. Juntos, seguimos transformando conhecimento em ação por oceanos sustentáveis.


Luciana Barbosa de Oliveira Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil

Destaque brasileiro

Em junho o Brasil atingiu o marco histórico com maior rede de Escolas Azuis do mundo e primeira Olimpíada Internacional do Oceano. A rede mobiliza mais de 160 mil estudantes em mais de 500 escolas em todas as regiões do país, fazendo-se presente em 23 dos 26 estados brasileiros, assim como no Distrito Federal.

“A Olimpíada do Oceano não é sobre competição, mas sobre engajar pessoas de todo o mundo com o oceano. O dia em que todos forem medalhistas de ouro será o dia em que toda a sociedade compreenderá sua relação com o oceano e poderá transformar seus comportamentos”, afirmou o professor Ronaldo Christofoletti, copresidente do Grupo de Especialistas em Cultura Oceânica da UNESCO e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza..

O Cristo Redentor foi iluminado com as cores da Década do Oceano no Dia Mundial do Oceano, em junho deste ano, como símbolo do compromisso brasileiro com a luta.

Por meio do seu Comitê Nacional da Década, o primeiro a ser estabelecido no mundo, o Brasil traduz ambições globais em prioridades nacionais, incorporando os objetivos da Década em diversos setores, além de contar com ampla participação de atores locais.

Já em abril de 2025, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a integrar oficialmente a alfabetização oceânica em seu currículo escolar.

 

 

 

Cidade de Gaza pede intervenção internacional contra deslocamento forçado

Autoridades da cidade de Gaza pedem intervenção internacional diante do temor de “deslocamento forçado” enquanto Israel planeja ampliar a guerra em Gaza, marcando uma...

Israel vai deslocar palestinos para o sul de Gaza para nova ofensiva

Os moradores de Gaza receberão tendas e outros equipamentos de abrigo a partir de domingo (17), antes de serem realocados das zonas de combate...

Chefe de gabinete de Zelensky agradece Melania Trump por carta a Putin

O chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky agradeceu à primeira-dama dos EUA, Melania Trump, por pedir ao presidente da Rússia que salve...