Década do Oceano: Rio de Janeiro será sede de conferência da Unesco em 2027

O Rio de Janeiro irá sediar a Conferência da Década do Oceano de 2027, que visa estimular a ciência oceânica e a geração de conhecimento para reverter o declínio do sistema oceânico e criar oportunidades para o desenvolvimento sustentável dos mares.

A conferência, que acontece desde 2021, será coorganizada pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO, como agência líder da Década do Oceano, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil e pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

A última edição ocorreu no ano de 2024, em Barcelona. Chefes de Estado, representantes de governos, cientistas, sociedade civil, setor filantrópico e setor privado se reunirão para refinar as prioridades estratégicas da Década nos próximos anos e moldar seu legado para além de 2030.

O Brasil tem se comprometido firmemente com as ações da Década do Oceano. Com uma comunidade científica oceânica engajada e influente, e com o envolvimento ativo de diversos setores da sociedade, o Brasil está – como o Cristo Redentor – de braços abertos para recebê-los. Juntos, seguimos transformando conhecimento em ação por oceanos sustentáveis.


Luciana Barbosa de Oliveira Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil

Destaque brasileiro

Em junho o Brasil atingiu o marco histórico com maior rede de Escolas Azuis do mundo e primeira Olimpíada Internacional do Oceano. A rede mobiliza mais de 160 mil estudantes em mais de 500 escolas em todas as regiões do país, fazendo-se presente em 23 dos 26 estados brasileiros, assim como no Distrito Federal.

“A Olimpíada do Oceano não é sobre competição, mas sobre engajar pessoas de todo o mundo com o oceano. O dia em que todos forem medalhistas de ouro será o dia em que toda a sociedade compreenderá sua relação com o oceano e poderá transformar seus comportamentos”, afirmou o professor Ronaldo Christofoletti, copresidente do Grupo de Especialistas em Cultura Oceânica da UNESCO e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza..

O Cristo Redentor foi iluminado com as cores da Década do Oceano no Dia Mundial do Oceano, em junho deste ano, como símbolo do compromisso brasileiro com a luta.

Por meio do seu Comitê Nacional da Década, o primeiro a ser estabelecido no mundo, o Brasil traduz ambições globais em prioridades nacionais, incorporando os objetivos da Década em diversos setores, além de contar com ampla participação de atores locais.

Já em abril de 2025, o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a integrar oficialmente a alfabetização oceânica em seu currículo escolar.

 

 

 

Santos x Palmeiras: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Em duelo atrasado válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, Santos e Palmeiras medem forças neste sábado (15), às 21h (de Brasília). A partida...

Eleições no Chile: Conheça os candidatos à Presidência

O Chile realiza neste domingo (16) a eleição presidencial, com o crime sendo a principal preocupação dos chilenos, de acordo com pesquisas recentes. O pleito...

Apuração de conduta de policiais no Rio vira embate entre MP-RJ e MPF

A investigação da conduta das forças policiais no Rio de Janeiro tem causado atritos entre o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e...