Deputados aprovam urgência para projeto que atualiza tabela do IR

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (16), de forma simbólica, a urgência do projeto que atualiza a tabela do Imposto de Renda (IR) e garante a isenção para quem recebe até dois salários mínimos (atualmente, R$ 3.036).

O mérito da proposta ainda deve ser pautado e votado pelos deputados. Com a aprovação, o regime de urgência permite acelerar a tramitação da proposta, diretamente no plenário, sem passar pelas comissões da Casa.

Na prática, o projeto ajusta a primeira faixa da tabela conforme o novo valor do salário mínimo neste ano. A atualização foi definida em abril por meio de medida provisória.

A MP, no entanto, não avançou no Congresso e o projeto de lei de mesmo teor foi apresentado pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), neste mês.

Para valer em definitivo, a matéria precisa ser aprovada na Câmara e no Senado até 25 de agosto, quando a MP perderá validade.

O relator do projeto é o deputado Arthur Lira (PP-AL). O ex-presidente da Casa também é relator do projeto que garante a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil por mês, que ainda está em análise em uma comissão especial.

Homem é preso ao manter ex-namorada grávida em cárcere privado em SP

Uma mulher grávida de oito meses foi sequestrada pelo ex-namorado e mantida em cárcere privado por dois dias em Itirapina, cidade localizada no interior...

Médica explica perigos do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Novos concorrentes nacionais de medicamentos emagrecedores como Ozempic, Wegovy e Mounjaro chegam às farmácias brasileiras nesta segunda-feira (4). Em entrevista à CNN, a endocrinologista Deborah...

Vídeo: Vulcão na Rússia entra em erupção após 600 anos

O vulcão Krasheninnikov, localizado na região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em 600 anos. Esse fenômeno pode...