Dr. Kalil aponta os alertas que indicam dependência em jogos

O crescimento no número de pessoas viciadas em jogos de azar tem preocupado especialistas da área de saúde mental. A dependência em jogos, considerada uma doença psicobiológica, pode ter consequências devastadoras na vida dos indivíduos afetados. No Sinais Vitais deste sábado (21), o dr. Roberto Kalil conversa sobre este tema com a psicóloga Maria Paula Magalhães, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, e Hermano Tavares, professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Para identificar a dependência em jogos, especialistas utilizam os “3 Cs”: controle, confronto e caça. Estes critérios ajudam a avaliar o nível de comprometimento do indivíduo com o jogo e o impacto em sua vida cotidiana.

Sinais emocionais e comportamentais

Os aspectos emocionais e comportamentais que podem indicar que uma pessoa está lidando com dependência em jogos incluem:

– Euforia durante o jogo
– Depressão e angústia após as sessões de jogo
– Sentimentos de culpa e vergonha
– Irritabilidade
– Isolamento social
– Tentativas de disfarçar o problema

Segundo Tavares, a dependência em jogos é a terceira mais comum, ficando atrás apenas do tabaco e do álcool. O vício em jogos está se aproximando rapidamente do segundo lugar, o que demonstra a gravidade do problema.

Risco de suicídio

Um dos aspectos mais alarmantes da dependência em jogos é o elevado risco de suicídio associado. Fatores como impulsividade, depressão, endividamento e vergonha contribuem para esse risco.

Tavares ressalta que a combinação desses elementos cria uma “tempestade perfeita” que pode levar o indivíduo a considerar o suicídio como uma saída. A dificuldade em admitir o problema e buscar ajuda agrava ainda mais a situação.

É fundamental que pessoas que suspeitam estar desenvolvendo dependência em jogos, assim como seus familiares e amigos, estejam atentos aos sinais e busquem ajuda profissional o quanto antes. O tratamento adequado pode prevenir consequências mais graves e ajudar o indivíduo a recuperar o controle de sua vida.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Veja o que fazer e o que evitar se seu pet estiver fazendo quimioterapia

Aproximadamente 25% de todos os cães chegam a desenvolver algum tipo de câncer ao longo da vida, segundo a Veterinary Cancer Society dos Estados...

Ídolo do Flamengo, Diego Ribas foca no Ironman e faz primeira prova

Diego Ribas, ex-jogador do FC Porto entre 2004 e 2006, encontrou uma forma diferente de se manter ativo desde que se aposentou em 2022. O...

UE tenta garantir segurança da Ucrânia antes de reunião de Trump e Putin

O primeiro-ministro da Polônia, Donald Tusk, disse que os Estados Unidos se comprometeram a consultar a Europa antes da cúpula com o presidente da...