Edital do CNU 2 deve ser publicado nesta semana, diz governo

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nesta segunda-feira (30/6), que o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”, será publicado ainda nesta semana.

A ministra da Gestão, Esther Dweck, apresentará os detalhes do edital em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira.

O evento também contará com a presença das ministras Anielle Franco (Igualdade Racial), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Márcia Lopes (Mulheres); da presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Bethânia Lemos; e da secretária Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine dos Santos.

Detalhes sobre o CNU

  • A segunda edição do Concurso Unificado ofertará 3.652 vagas, distribuídas em 36 órgãos federais. Na edição anterior, o número de cargos foi dividido em 21 órgãos da administração pública federal.
  • Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos. O edital será unificado e manterá a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco: com definição de lista de preferência​.
  • Neste ano, as provas (objetiva e discursiva) do CNU serão aplicadas em dois dias, em 5 de outubro e 7 de dezembro.
  • Outra novidade é o fim das “bolinhas” no cartão de respostas. O formato será substituído por um código de barras que identifica o candidato.

Cronograma

As provas do Concurso Unificado serão aplicadas em 228 cidades, em todo o Brasil. O primeiro dia, previsto para 5 de outubro, será dedicado somente à aplicação das provas objetivas, para todos os candidatos e candidatas inscritos.

Enquanto no segundo dia de provas, previsto para 7 de dezembro, serão realizadas as provas discursivas. Nessa etapa, realizarão as provas: apenas os candidatos habilitados na primeira fase e convocados para a segunda fase do concurso.

Confira o cronograma previsto:

  • Edital e inscrições: julho.
  • Prova objetiva: 5 de outubro.
  • Prova discursiva (2ª fase): 7 de dezembro.
  • Resultado final: fevereiro de 2026.

O CNU 2.0

As principais novidades da segunda edição do Enem dos Concursos são: dois dias de aplicação de provas (objetiva e discursiva), aumento no número de órgãos participantes e de blocos temáticos, edital unificado e o fim das “bolinhas” no cartão de respostas.

Leia também

Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos — um bloco a mais da primeira edição do CNU. No entanto, será mantida a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco: com definição de lista de preferência​.

Com foco em ampliar a diversidade no serviço público brasileiro, a pasta da Gestão vai selecionar servidores para duas novas carreiras transversais do governo federal. São elas:

  1. Analista técnico de justiça e defesa.
  2. Analista técnico de desenvolvimento socioeconômico.



Fonte: Metrópoles

Bolsonaro deve passar por cirurgia de hérnia inguinal nesta quinta

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve passar por uma cirurgia de hérnia inguinal a partir das 9h da manhã desta quinta-feira (25), dia de...

Coreia do Norte revela novas imagens de seu primeiro submarino nuclear

A Coreia do Norte divulgou novas imagens do que afirma ser seu primeiro submarino de propulsão nuclear, uma embarcação gigantesca, de tamanho comparável a...

Em fala no Natal, Michelle pede perseverança “apesar das traições”

Em mensagem de Natal divulgada nesta quarta-feira (24), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) pediu que seus seguidores “não se deixem abater pelas maldades, perseverem...