Em vídeo, Erika Hilton comenta polêmica com Oruam e defende diálogo com a periferia

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) publicou um vídeo neste domingo (15/6) em resposta à repercussão de um tweet em que respondia e aconselhava o artista Oruam, que participou de um protesto no Morro de Santo Amaro, uma comunidade localizada entre os bairros da Glória e do Catete, na Zona Sul do Rio de Janeiro, após o assassinato de um jovem de 23 anos em uma festa junina.

Como mencionado anteriormente em uma matéria do Portal LeoDias, o rapper pediu sugestões de como agir para ser uma figura de referência na luta da comunidade periférica.

Veja as fotos

Reprodução/X
Em vídeo, Erika Hilton responde polêmica com Oruam e defende diálogo com a periferiaReprodução/X
Erika Hilton PSOL SP
Reprodução
Erika Hilton, deputada federalReprodução
Oruam - Foto: Reprodução/Instagram
Oruam – Foto: Reprodução/Instagram
Reprodução
Oruam sobe em ônibusReprodução
Oruam - Foto: Dazed/Pedro Napolinário
Oruam – Foto: Dazed/Pedro Napolinário

No vídeo, a parlamentar se explica sobre a mensagem original e defende a importância do diálogo, mesmo diante de contradições:

“Sugeri que Oruam fosse conhecer quem já faz um trabalho territorial em defesa das vidas negras e das periferias. Foi uma tentativa de diálogo, uma tentativa na qual reconheço que não usei as melhores palavras. Nem conhecia o histórico completo dele naquele momento”, revela.

Erika destacou também que foi alvo de críticas que a acusaram de “passar pano” para criminosos. Para ela, tais acusações representam uma tentativa de criminalizar comunidades:

“Me acusaram até de ‘passar pano’ pro crime. Vamos deixar claro: não compactuo com homofobia, com misoginia, nem com qualquer forma de violência”, acrescentou a parlamentar.

No vídeo, assim como disse em uma declaração exclusiva ao Portal LeoDias, Hilton argumenta que, ao evitar o diálogo com influenciadores jovens e periféricos, a esquerda se fecha em uma bolha, abrindo espaço para a extrema-direita agir com ódio.

Apesar da postagem de Erika ter resultado em uma ação do Movimento Brasil Livre (MBL) contra o PSOL, a repercussão trouxe também mensagens de apoio nas redes sociais, reconhecendo o esforço da deputada em admitir o erro de comunicação e reforçar o compromisso com as lutas sociais.



Fonte: Portal LEODIAS

Trump não tem limites, diz Hussein Kalout sobre vídeo racista

Em entrevista ao Hora H, Hussein Kalout, ex-secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, afirmou que Donald Trump demonstra não ter limites ao...

Sapucaí recebe lavagem e ensaios da Vila, Salgueiro, Tuiuti e Portela

O penúltimo dia de ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro acontece neste sábado (7). Unidos de Vila...

Trens de São Paulo têm ação de audiolivros gratuitos; entenda

A Linha 7-Rubi, operada pela TIC Trens, terá nova ação de audiolivros gratuitos da Audible. Após a boa receptividade da primeira etapa, o projeto...