Especialista afirma que temperaturas baixas podem elevar o risco de AVC em até 30%

A onda de frio que se intensificou no Brasil, nos últimos dias, vem acompanhada de importante alerta. Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, o frio pode elevar em até 30% os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O neurocirurgião Victor Hugo Espindola, especialista em doenças cerebrovasculares, esclareceu o motivo em entrevista ao portal LeoDias.

Segundo o médico, as temperaturas mais baixas tendem a aumentar a pressão arterial, um dos principais fatores de risco para o surgimento da doença. O corpo humano busca manter uma temperatura interna constante de 36ºC e em temperaturas mais frias, as terminações nervosas da pele ativam a produção de catecolamina, uma substância que acelera o metabolismo para preservar o calor do corpo.

 

Veja as fotos

Reprodução
Frio intensoReprodução
Reprodução
Frio intensoReprodução
Reprodução
Frio intensoReprodução

“Isso leva à contração dos vasos sanguíneos, o que aumenta a pressão arterial e exige mais esforço do coração para bombear o sangue”, esclareceu o especialista em doenças cerebrovasculares.

A prevenção para esse tipo de problema não é feita de forma imediata nas estações mais frias e sim com uma rotina saudável ao longo dos dias: “É preciso manter hábitos saudáveis ao longo da vida como, praticar atividades físicas, ir regularmente ao médico e evitar o tabagismo e o sedentarismo, que são fatores que aumentam a predisposição para ocorrência de um AVC”, afirmou o profissional.

As mudanças de hábitos durante o frio, como a redução da ingestão de água devido à diminuição da sensação de sede, também podem contribuir para a desidratação e o aumento da viscosidade do sangue, tornando-o mais propenso a coagular.

O neurocirurgião ainda ressaltou que a adoção de medidas preventivas, a compreensão dos riscos associados ao frio e a conscientização sobre a importância de manter hábitos saudáveis ao longo do ano “são passos fundamentais para mitigar o impacto negativo sobre a saúde cardiovascular”.



Fonte: Portal LEODIAS

Por que a diabetes aumenta o risco de doenças cardiovasculares?

A diabetes é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A doença exige cuidados constantes com a alimentação,...

Saiba quais são os riscos para o cérebro de assistir vídeos acelerados

O hábito de acelerar vídeos em plataformas digitais se popularizou nos últimos anos como uma forma de consumir mais conteúdo em menos tempo. Recurso...

Leonardo Jardim destaca Cássio em classificação: “Grande profissional”

Nesta quinta-feira (7/8), o Cruzeiro venceu o CRB por 2 x 0 e se classificou para as quartas de final da Copa do Brasil....