Especialista alerta riscos de caneta emagrecedora para os dentes

Os medicamentos popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras” ficaram famosos por ajudar no tratamento contra a obesidade e tornaram-se aliados de quem deseja bons resultados na balança. No entanto, esse tipo de medicação pode ser prejudicial à saúde bucal, causando até mau hálito nos pacientes. O portal LeoDias procurou a dentista Ilana Marques, que esclareceu todas as dúvidas sobre o assunto. Confira!

A especialista alerta os efeitos colaterais que as canetas emagrecedoras causam à saúde bucal: “As canetas emagrecedoras, como as à base de semaglutida ou tirzepatida podem causar efeitos colaterais que impactam diretamente a saúde bucal. O principal deles é a redução da salivação, levando à boca seca (xerostomia), o que pode desencadear uma série de consequências, como aumento no risco da doença cárie, doenças gengivais e halitose”, iniciou.

 

Veja as fotos

Reprodução: Freepik
Aplicação de OzempicReprodução: Freepik
Divulgação
OzempicDivulgação

A dentista explicou como as canetas promovem o desequilíbrio bucal: “Esses medicamentos atuam no sistema digestivo e no sistema nervoso central, promovendo uma desaceleração do esvaziamento gástrico e diminuição da fome. Isso pode reduzir a ingestão alimentar, alterar o padrão de hidratação e afetar o funcionamento das glândulas salivares. Como resultado, há uma maior chance de desequilíbrio no ambiente bucal, com menor proteção natural da saliva contra bactérias e ácidos”, declarou.

A boca seca é um dos efeitos mais comuns e ocorre por dois motivos principais: diminuição da ingestão de água (pelo menor apetite e saciedade precoce) e alterações no sistema nervoso autônomo, que podem afetar a produção salivar.

Até o mau hálito pode ser agravado nos pacientes que usam canetas emagrecedoras: “O mau hálito (halitose) pode se agravar em função da boca seca. A saliva tem papel fundamental na limpeza da boca e no controle da flora bacteriana. Sem essa proteção, resíduos alimentares e bactérias se acumulam mais facilmente, liberando compostos sulfurados voláteis (CSVs) responsáveis pelo odor desagradável”, disse a profissional.

Para ajudar os pacientes em processo de emagrecimento, a dentista orientou como cuidar da saúde bucal de forma ideal:

  • Aumentar a hidratação, mesmo sem sede, para estimular a salivação.
  • Usar saliva artificial ou sprays hidratantes bucais, se necessário.
  • Manter a escovação e o uso do fio dental rigorosamente em dia, principalmente à noite.
  • Fazer bochechos com enxaguantes sem álcool, que não agravam a secura.
  • Incluir visitas mais frequentes ao dentista, para prevenção e controle de possíveis alterações.
  • Estimular a mastigação com alimentos fibrosos ou chicletes sem açúcar, com xilitol, que ajudam a produzir saliva.

Por fim, Ilana Marques ressaltou que o maior ponto de atenção deve ser a redução da produção de saliva: “Ela afeta diretamente a proteção bucal natural. Quando ignorada, essa condição pode evoluir para problemas como cáries rampantes, gengivites, aftas recorrentes, mau hálito persistente e até candidíase oral. Por isso, o acompanhamento odontológico deve ser integrado ao processo de emagrecimento medicamentoso”, finalizou.

 



Fonte: Portal LEODIAS

Demi Lovato cancela shows de sua turnê: “Preciso de tempo para descansar”

A cantora Demi Lovato anunciou nesta terça-feira (10) o cancelamento de cinco de seus shows da turnê “It’s Not That Deep”. Anteriormente, a abertura da...

Polícia faz ação contra grupo criminoso e prende 18 no interior de SP

A Polícia Civil de São Paulo realizou, nesta terça-feira (10), uma operação contra uma organização criminosa com atuação no tráfico de drogas na região...

Líder do Comando Vermelho que atuava em bairro de Salvador é preso em SP

Um homem apontado pela polícia como líder da facção criminosa Comando Vermelho (CV), com atuação no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, foi...