Especialista explica por que o inverno é a melhor estação do ano para tratar varizes

A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) estima que 38% da população adulta brasileira sofre com varizes e vasinho. Algo importante a ser destacado é que no inverno, que começou na sexta-feira (20/6), é o melhor período para tratar o problema. Em entrevista a reportagem do portal LeoDias, o especialista em cirurgia vascular, Dr. Márcio Steinbruch, explicou o motivo disso acontecer, assim como os tratamentos e o que provoca as varizes e os vasinhos.

“O inverno é considerado o período ideal para tratar varizes e vasinhos. Isso porque as temperaturas mais amenas entre maio e setembro tornam mais confortável o uso de meias de compressão elástica, que fazem parte do pós-tratamento e ajudam na recuperação. Além disso, nessa época, as pernas ficam mais protegidas da exposição solar, o que evita o risco de manchas na pele após os procedimentos”, esclareceu ele.

Veja as fotos

Reprodução aniloizearendt
Reprodução aniloizearendt
Reprodução Minha Vida
Reprodução Minha Vida
Reprodução aniloizearendt
Reprodução aniloizearendt

Segundo o médico, existem diversas abordagens para o tratamento de varizes e vasinhos, como a escleroterapia, que utiliza aplicações de medicamentos ou laser para eliminar ou reduzir o tamanho das veias. Também é utilizado o laser endovenoso e, em alguns casos, com procedimentos mais invasivos, como cirurgias. Após os tratamentos, é comum recomendar o uso de meias de compressão para acelerar a recuperação.

No inverno não costuma ser a estação com menos casos de pacientes com varizes e vasinhos. O que acontece é que no verão as pessoas ficam mais incomodadas com a aparência das pernas por causa das roupas mais curtas, por isso a alta na procura. Já no inverno, muitas aproveitam para iniciar o tratamento justamente porque o clima favorece a recuperação e evita a exposição ao sol, conforme frisou o profissional de saúde.

“As varizes e vasinhos surgem devido a falhas na função das veias de levar o sangue de volta dos membros inferiores ao coração. Quando essa circulação não funciona bem, as veias acabam se dilatando. É importante destacar que, embora muita gente veja apenas o lado estético, as varizes indicam um problema circulatório que pode evoluir para complicações mais graves, como trombose”, continuou ele.

O especialista alertou: é importante evitar o uso prolongado de salto alto, parar de fumar, ter cautela com o uso de pílulas anticoncepcionais, praticar atividades físicas como caminhada e, sempre que possível, elevar as pernas acima do nível do coração quando estiver deitado.



Fonte: Portal LEODIAS

Felca, que denunciou adultização, já teve treta com Virginia: relembre

O influenciador Felca, conhecido por denunciar a sexualização de menores na internet, já viveu momentos de tensão com Virginia Fonseca. Um dos episódios mais...

Análise: Em meio ao tarifaço, China mantém apoio simbólico ao Brasil

Em meio à disputa comercial com os Estados Unidos sobre tarifas do aço, o Brasil busca apoio internacional, mas encontra apenas suporte retórico da...

São Paulo: Rafael abre o jogo sobre duelo com Cardona em pênaltis perdidos

O goleiro Rafael foi um dos grandes personagens do São Paulo no empate com o Atlético Nacional, nesta terça-feira (12), pela ida das oitavas...