EUA não explicam conflito de informações sobre resultado de ataque ao Irã

O chefe do Estado-Maior Conjunto, General Dan Caine, desviou-se de uma pergunta sobre o que havia mudado na capacidade dos Estados Unidos de avaliar os danos de seus ataques a instalações nucleares iranianas, após o presidente, há poucos dias, ter dito que uma avaliação final levaria tempo.

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, indicou que as alegações do governo de que as instalações foram “eliminadas” se baseavam na capacidade das armas utilizadas.

“Em última análise, estamos aqui para esclarecer do que essas armas são capazes”, informou Hegseth em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (26), após declarações iniciais que reforçaram a eficácia dos ataques dos EUA ao Irã.

“Ninguém lá embaixo é capaz de avaliar e todos estão usando reflexos do que veem”, disse ele sobre a instalação nuclear iraniana de Fordow. “É por isso que os israelenses, os iranianos, a AIEA, a ONU, todos os homens e todas as mulheres que reconheceram a capacidade deste sistema de armas, estão reconhecendo o quão destrutivo ele tem sido.”

Caine foi questionado sobre seus próprios comentários de domingo (22), quando disse que “os danos finais da batalha levarão algum tempo” e que a avaliação dos danos da batalha “ainda estava pendente, e seria muito cedo para eu comentar sobre o que pode ou não ainda estar lá”.

Ele também foi questionado se descreveria os locais como “eliminados”.

“Nós não fazemos [avaliações de danos da batalha]. Vou encaminhar isso para a comunidade de inteligência”, disse Caine.

Pressionado novamente, Caine disse somente algumas palavras antes de passar para Hegseth.

O secretário de Defesa argumentou que o que havia mudado era “uma grande quantidade de reportagens irresponsáveis ​​baseadas em vazamentos”, acrescentando que Caine “não faz política”.

“Essa é a minha maneira de entender, traduzir e falar sobre esse tipo de coisa”, continuou Hegseth. “Então, eu posso usar a palavra obliterado. Ele poderia usar derrota, destruído, avaliar, todas essas coisas.”

Caine voltou a citar à CI (comunidade de inteligência) após a longa resposta de Hegseth.

“A CI deve poder ajudá-lo a responder a essa pergunta. Eles analisam uma variedade de coisas, como o secretário aludiu, eles analisam uma variedade de coisas. Eu não faço isso. Eles analisam todas as diferentes fontes de informação, e eu o encaminharia a eles para obter esclarecimentos”, declarou ele.

Vereadores de São Bernardo seriam destinatários de valores ilícitos, diz MP

Dois vereadores de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, são apontados pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) como destinatários de valores ilícitos...

Veja melhores momento de Atlético-MG x Godoy Cruz pela Copa Sul-Americana

O Atlético-MG venceu o Godoy Cruz por 2 a 1, de virada, na noite desta quinta-feira (14) na Arena MRV, em partida válida pelo...

Waack: Relação Brasil-EUA entra em fase de tensão inédita

Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos prosseguiram nos ataques mútuos e na guerra de palavras, em uma sensível piora de um clima...