Ex-todo-poderoso Valtim José, da Casa Civil, é rebaixado a ajudante de ordem da mulher de Bocalom

Bocalom inicia o segundo mandato com a cara do primeiro: pouquíssima produtividade, promessas descumpridas, desgaste com servidores públicos, problemas na Saúde, na Educação e Produção, e uma lista interminável de cabos eleitorais que levantaram bandeira na campanha dele aguardando nomeação. Tudo isso e mais: uma briga intensa pelo poder dentro da prefeitura.

O secretário da Casa Civil, Valtim José, ex todo poderoso e dava as cartas depois de Bocalom, vai vendo o secretário de articulação política Jhonatan Santiago aumentar sua influência junto às decisões do prefeito. Ele teve também o seu poder minado por quem menos esperava: a esposa de Bocalom, nomeada secretária pessoal do marido prefeito.

Valtim já não trata diretamente com empreiteiros e empresários sobre os suspeitos contratos com a gestão pública. Os encontros, sempre em sua sala, tinha exigências estranhas, dentre elas o fato de o visitante não poder usar celular.

Kellen Nunes passou a dar as ordens e avalizar ou reprovar decisões da administração, extrapolando as atribuições anteriormente anunciadas, de cuidar apenas da agenda do marido e acompanhá-lo em viagens dentro e fora do Acre. Até uma trava eletrônica foi instalada no corredor, com câmeras por dentro e um dispositivo controlado por ela, capaz de observar quem chega ali. Só entra quem o casal autorizar.

Até a definição sobre algumas nomeações e exonerações passou a ser decisão de Kelen, que analisa previamente e encaminha para Valtin encaminhar ao Diário Oficial.

Valtim estaria irritado, mas desfruta de uma secretaria com orçamento milionário e não seria bom testar o seu poder de barganha nesse momento, causando saia justa logo com a primeira Dama. Aliados passaram a chamar Valtim de ajudante de ordens de Kellen Nunes. E ele, cabisbaixo, já não se impõe como antes.

Por que será?

Filipe Martins abre “vaquinha” para custear advogados nos EUA

O ex-assessor de Relações Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Filipe Martins, lançou uma campanha virtual de arrecadação para custear advogados nos EUA. A iniciativa...

Tarifas geram resultados ruins aos EUA, dizem especialistas ao WW

Desde que retornou à Casa Branca, Donald Trump usou as tarifas para mudar a correlação de forças no comércio global e tentar realizar intervenções...

Especialista: Temos espaço para conseguir conquistas reais na COP30

A COP30, que acontece em Belém (PA), pode trazer avanços significativos nas discussões sobre mudanças climáticas e transição energética, segundo avaliação Patrícia Iglecias, superintendente...