Fazenda: preço do petróleo tende a subir após ataques dos EUA ao Irã

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou, nesta segunda-feira (23/6), que o preço do petróleo tende a subir após a escalada do conflito entre Irã e Israel, que ganhou novos contornos com o recente ataque dos Estados Unidos (EUA) contra instalações nucleares iranianas.

De acordo com Durigan, a tendência é de que o petróleo encareça. Ele disse que o governo federal acompanhará os desdobramentos “de perto”, acrescentando que medidas de mitigação como a política de preços da Petrobras “são bem-vindas nesse momento”.

Leia também

“O preço do petróleo tende a subir, apesar de a gente já ter visto nos últimos dias, nas últimas semanas, alguma compra de petróleo que pode amortecer a subida do petróleo nesta semana. Vamos acompanhar de perto. Acho que algumas mitigações, como a política de preços da Petrobras, são bem-vindas nesse momento”, declarou em entrevista à Rádio CBN.

Inflação

Questionado se a instabilidade global pode impactar a trajetória de queda da inflação, o secretário confirmou que há essa possibilidade, mas que o risco não é de agora. Ele destacou que o país passou por seca histórica, e o real registrou desvalorização de 24% no ano passado, “nem por isso a inflação saiu do controle”.

“A tendência é de que a gente não tenha um aumento de inflação fora de controle”, completou Durigan.

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumula alta de 5,32% nos últimos 12 meses até maio. Embora esteja elevado, o IPCA começou a desacelerar nos últimos meses, após alta histórica em fevereiro.

Contudo, no atual patamar, o país caminha para mais um ano em que a meta será desobedecida.



Fonte: Metrópoles

PL da adultização pode ser votado nesta semana em regime de urgência

A proteção a crianças e adolescentes em ambientes digitais pode ser tema de votações no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana. O presidente da...

Alerta de vendaval: semana de ventos fortes para sete estados brasileiros

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou, neste domingo (17), um alerta de vendaval que pode atingir cerca de sete estados do Brasil. Um...

Tarifaço de Trump pode gerar 30 mil processos na Justiça do Trabalho

O tarifaço de 50% sobre parte das exportações brasileiras pelo governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, pode gerar um volume de 30 mil...