Fazenda: preço do petróleo tende a subir após ataques dos EUA ao Irã

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou, nesta segunda-feira (23/6), que o preço do petróleo tende a subir após a escalada do conflito entre Irã e Israel, que ganhou novos contornos com o recente ataque dos Estados Unidos (EUA) contra instalações nucleares iranianas.

De acordo com Durigan, a tendência é de que o petróleo encareça. Ele disse que o governo federal acompanhará os desdobramentos “de perto”, acrescentando que medidas de mitigação como a política de preços da Petrobras “são bem-vindas nesse momento”.

Leia também

“O preço do petróleo tende a subir, apesar de a gente já ter visto nos últimos dias, nas últimas semanas, alguma compra de petróleo que pode amortecer a subida do petróleo nesta semana. Vamos acompanhar de perto. Acho que algumas mitigações, como a política de preços da Petrobras, são bem-vindas nesse momento”, declarou em entrevista à Rádio CBN.

Inflação

Questionado se a instabilidade global pode impactar a trajetória de queda da inflação, o secretário confirmou que há essa possibilidade, mas que o risco não é de agora. Ele destacou que o país passou por seca histórica, e o real registrou desvalorização de 24% no ano passado, “nem por isso a inflação saiu do controle”.

“A tendência é de que a gente não tenha um aumento de inflação fora de controle”, completou Durigan.

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumula alta de 5,32% nos últimos 12 meses até maio. Embora esteja elevado, o IPCA começou a desacelerar nos últimos meses, após alta histórica em fevereiro.

Contudo, no atual patamar, o país caminha para mais um ano em que a meta será desobedecida.



Fonte: Metrópoles

Itamaraty deve enviar resposta aos EUA sobre investigação nesta segunda

O Itamaraty deve responder nesta segunda-feira (18) aos questionamentos impostos pelo governo dos Estados Unidos sobre o que consideram práticas comerciais “desleais” por parte...

Porto Alegre terá semana com chuvas intensas e queda brusca de temperatura

Porto Alegre terá uma semana de contrastes climáticos entre 18 e 24 de agosto. O período começa com temperaturas amenas e céu parcialmente nublado,...

Previsão do tempo: Belém terá chuvas e períodos de sol na próxima semana

Entre os dias 18 e 24 de agosto de 2025, Belém terá uma semana com alternância entre períodos de chuva e sol. As temperaturas...