Férias? Saiba porque clubes serão forçados a dar descanso aos jogadores

Os jogadores de 16 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro ganharão férias ao longo das próximas semanas. Mas esse descanso não é uma opção dos times, e sim, obrigatório por lei.

A elite do futebol nacional será paralisada por cerca de um mês durante a disputa do Mundial de Clubes, que contará com a participação de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.

Devido ao torneio que será disputado a partir deste sábado, 14 de junho, nos Estados Unidos, o calendário do futebol brasileiro em 2025 está previsto para ser concluído apenas em 21 de dezembro, impedindo que os atletas tenham o tradicional período de 30 dias de férias antes do início da próxima temporada.

CLT e os contratos do futebol nacional

No Brasil, todos os contratos de jogadores de futebol estão sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Portanto, como qualquer “trabalhador comum”, os atletas têm direitos como descanso semanal remunerado, 13º salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e, evidentemente, férias.

Desta forma, com a bagunça causada no calendário pelo Mundial de Clubes, aqueles times que não vão disputar a competição serão forçados a dar em torno de duas semanas de descanso aos seus jogadores.

O restante das férias será concedido ao final da temporada, antes do início dos Campeonatos Estaduais de 2026.

E como fica a situação dos times que vão para o Mundial?

Para Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, a situação é diferente. Prestes a estrear na competição, as equipes não poderão dar férias aos seus jogadores neste momento.

Porém, a tendência é que assim que as eliminações acontecerem, caso ocorram antes da final, as delegações dos clubes voltem ao Brasil e deem um período de descanso antes da retomada da Série A do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e das competições continentais.

Quais os planos dos clubes para a pausa do Mundial de Clubes?

Após o período de recesso comum a todos, cada clube poderá traçar seu próprio planejamento para o restante da intertemporada.

Equipes como Atlético-MG, Corinthians e Santos, irão focar em treinamentos após a reapresentação.

Já o Cruzeiro, por exemplo, além das sessões de treino, disputará amistosos em Cariacica, no Espírito Santo, contra times argentinos. Em 3 de julho, às 20h, diante do Defensa y Justicia, e contra o Estudiantes, no dia 6 de julho, às 16h.

Ancelotti marca presença no Maracanã para acompanhar Flamengo x Inter

Técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti marca presença no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, para acompanhar Flamengo x Internacional pela ida das oitavas de final da Copa...

Ex-ministro da Defesa nega integrar plano de golpe e pede absolvição ao STF

A defesa do ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira pediu sua absolvição em alegações finais enviadas pela defesa ao STF (Supremo Tribunal Federal)...

Bolívar vence Cienciano na altitude e larga em vantagem na Sul-Americana

O Bolívar venceu o Cienciano por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (13), no Estádio Hernando Siles, em La Paz, pelo jogo de...