Focus: mercado reduz para 5,46% projeção de inflação em 2025

Analistas do mercado financeiro revisaram para baixo a projeção de inflação para 2025, que passou de 5,50%, na semana passada, para 5,46%. A meta para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, é de 3%, com um intervalo que vai de 1,5% a 4,5%. Ou seja, mesmo com o corte na estimativa, os analistas ainda esperam que a inflação estoure o teto da meta.

Há um mês, a expectativa era de que o índice ficasse em 5,53%. O IPCA acumula alta de 5,53% nos últimos 12 meses até abril. Nesse ritmo e patamar, o país caminha para mais um ano em que o objetivo será desobedecido.

Por outro lado, houve redução na projeção de crescimento da economia brasileira neste ano. Para os economistas consultados pelo Banco Central (BC), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deverá expandir 2,13%, ante 2,14% projetado na semana passada.

Os dados fazem parte do relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (2/6). As projeções são frutos da análise de mais de 100 especialistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no levantamento do BC.

O que é o relatório Focus

  • O Relatório de Mercado Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado financeiro coletadas até a sexta-feira imediatamente anterior à divulgação do documento.
  • O Focus é tradicionalmente divulgado toda segunda-feira.
  • O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio (dólar), taxa Selic, entre outros indicadores.
  • As projeções são do mercado, não do Banco Central. A autoridade monetária só reúne e divulga os dados.
Leia também

Taxa de juros

A projeção para a taxa básica de juros, a Selic, deste ano foi mantida em 14,75% ao ano. Além disso, as estimativas do mercado financeiro para os próximos anos seguem as mesmas, confira abaixo:

  • Para 2026, os analistas projetam uma Selic de 12,50% ao ano.
  • Para 2027, a previsão da taxa de juros é de 10,50% ao ano.
  • Para 2028, a estimativa continua em 10% ao ano.

A Selic está em 14,75% ao ano, após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevar em 0,50 ponto percentual a taxa de juros — a sexta alta consecutiva no ciclo de aperto monetário (aumento de juros), que começou em setembro de 2024.

A próxima reunião do Copom está prevista para os dias 17 e 18 de junho.



Fonte: Metrópoles

Ana Castela alfineta Zé Felipe e questiona vergonha de assumir namoro

Ana Castela brincou sobre o tamanho da aliança de compromisso que ganhou do cantor Zé Felipe. A cantora comparou o tamanho da joia com...

Após incêndio, 117 bebês são transferidos para oito hospitais no Ceará

Um incêndio na subestação de energia do Hospital Geral Doutor César Cals, no centro de Fortaleza (CE), levou à transferência de 117 bebês e...

Seleção: Haaland motiva Noruega no intervalo e lidera virada sobre Estônia

O capitão Haaland ajudou a Noruega a celebrar a vitória por 4 a 1 sobre a Estônia nesta quinta-feira (13) ao comprar uma grande...