Fórmula 1: George Russell é pole position no Canadá; Bortoleto é o 15º

O grid de largada do GP do Canadá de Fórmula 1 está definido. Na tarde deste sábado (14/6), George Russell e sua Mercedes fizeram o melhor tempo, dominaram a prova de classificação e largarão na pole position na prova deste domingo (15/6). Max Verstappen, Oscar Piastri e Kimi Antonelli completam as quatro primeiras posições do grid. O brasileiro Gabriel Bortoleto largará na 15ª posição, após punição a Yuki Tsunoda.

O GP do Canadá de Fórmula 1 acontece neste domingo, às 15h (horário de Brasília). Confira o grid de largada:

Leia também

“Foi incrível, na frente dessa torcida espetacular. Foi uma das melhores voltas da minha vida, a gente tem a previsão da volta, eu via um décimo mais rápido, na última curva eu vi seis décimos mais rápido e pensei ‘olha, essa volta é realmente muito boa”, celebrou o piloto da Mercedes, que repetiu o feito em 2025, após conquistar a pole no país no ano anterior.

Russell chegou ao topo com uma volta de 1m10s899, em sua sexta pole na carreira.

Q1

O Q1 começou com Carlos Sainz anotando o primeiro tempo, mas logo superado por Yuki Tsunoda e pelo próprio Russell. Faltando 12 minutos para o fim, o brasileiro Gabriel Bortoleto fez ótima volta e apareceu na quarta posição. Momentos depois, Oscar Piastri fez o melhor tempo, com 1min12s332.

Com Alonso na liderança, um susto: a tampa do carro de Alexander Albon se soltou, ocasionando bandeira vermelha e interrompendo a prova por alguns minutos. Veja o momento:

Here’s the moment Albon’s engine cover flew off 👀#F1 #CanadianGP pic.twitter.com/KCFTnog4Je

— Formula 1 (@F1) June 14, 2025

O Q1 terminou com as McLarens de Piastri e Norris na ponta e com Bortoleto, Pierre Gasly, Liam Lawson, Lance Stroll e Carlos Sainz eliminados.

Q2

Repetindo a rivalidade na temporada, Verstappen começou a segunda sessão tomando a ponta de Piastri e Norris. Logo depois, foi a vez de Charles Leclerc fazer o melhor tempo. Mas o Q2 terminou com George Russell na ponta e Esteban Ocon, Oliver Bearman, Nico Hulkenberg, Franco Colapinto e Yuki Tsunoda eliminados.

Q3

O Q3 teve Leclerc, Piastri e Verstappen se alternando na ponta da sessão. Mas de forma espetacular, George Russell assumiu o topo ao fim do período e garantiu sua sexta pole na carreira, a primeira na temporada.

 



Fonte: Metrópoles

PL da adultização pode ser votado nesta semana em regime de urgência

A proteção a crianças e adolescentes em ambientes digitais pode ser tema de votações no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana. O presidente da...

Alerta de vendaval: semana de ventos fortes para sete estados brasileiros

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou, neste domingo (17), um alerta de vendaval que pode atingir cerca de sete estados do Brasil. Um...

Tarifaço de Trump pode gerar 30 mil processos na Justiça do Trabalho

O tarifaço de 50% sobre parte das exportações brasileiras pelo governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, pode gerar um volume de 30 mil...