Fred Smith, fundador e ex-CEO da FedEx, morre aos 80 anos

Fred Smith, fundador da FedEx, que ajudou a criar o setor de entregas noturnas, mudando a forma como empresas e consumidores recebem os produtos que compram, faleceu aos 80 anos. Sua morte foi confirmada pela empresa.

“Fred foi mais do que apenas o pioneiro de uma indústria e o fundador da nossa grande empresa. Ele era o coração e a alma da FedEx – sua cultura PSP, valores, integridade e espírito”, disse Raj Subramaniam, CEO da FedEx, em um comunicado.

“Ele foi um mentor para muitos e uma fonte de inspiração para todos.”

Smith teve a ideia da FedEx enquanto estudava na Universidade de Yale, escrevendo um trabalho de conclusão de curso propondo uma maneira revolucionária de entregar remessas com prazos apertados. Ele recebeu uma nota média no trabalho.

Ele fundou a empresa como Federal Express em 1971, em Little Rock, Arkansas, e ela iniciou suas operações em Memphis dois anos depois, com 389 funcionários, utilizando 14 aeronaves para entregar 186 pacotes a 25 cidades dos EUA.

A empresa cresceu de forma constante nos 50 anos seguintes, comprando seus primeiros sete cargueiros Boeing 727 após dois anos de lobby que levaram o Congresso a desregulamentar o transporte aéreo de carga.

A empresa também adquiriu uma série de outras companhias para crescer, tanto internacionalmente quanto com serviços terrestres nos Estados Unidos, criando uma unidade FedEx Ground, que transportava a maior parte de suas mercadorias por caminhão e vans de entrega, e a FedEx Freight, que movimentava cargas do tamanho de paletes por caminhão.

Também adquiriu os centros de copiadoras da Kinko e os renomeou como unidades FedEx Office.

“Éramos uma pequena startup e tínhamos nossa parcela de céticos. Mas aquela primeira noite de operações deu início ao que se tornaria um conector global de pessoas e possibilidades que mudaria o nosso mundo para melhor”, disse Smith em uma carta aos funcionários da FedEx, anunciando sua aposentadoria do cargo de CEO em 2022.

Depois de deixar o cargo de CEO, Smith continuou a atuar como presidente executivo da FedEx.

Nascido em 1944 em Marks, Mississippi, Smith serviu por quatro anos na Marinha dos EUA. Após duas missões no Vietnã, Smith retornou para fundar sua empresa, que se tornou um império global de transporte marítimo de quase US$ 90 bilhões, abrangendo 220 países e territórios.

O ex-presidente George W. Bush chamou Smith de “um dos melhores americanos da nossa geração” em uma declaração no domingo.

“Ele construiu uma empresa inovadora que ajudou a impulsionar nossa economia. A FedEx mudou a maneira como vivemos e fazemos negócios”, disse Bush no comunicado.

“Meu colega da fraternidade de Yale amava os Estados Unidos. Ele era um cidadão, não um espectador. Ele serviu como fuzileiro naval no Vietnã e tinha orgulho, com razão, de sua associação com nossas forças armadas. Pedi duas vezes a ele que servisse como Secretário de Defesa, e ele recusou duas vezes apenas por sua dedicação à família. Laura e eu enviamos nossas condolências aos amados filhos e netos de Fred e à sua esposa, Diane.”

Juventude x Vasco: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão 2025

Em confronto direto na luta contra o rebaixamento, Juventude e Vasco medem forças nesta quarta-feira (20), às 19h, em jogo atrasado da 14ª rodada...

Basel x Copenhagen: onde assistir às eliminatórias da Champions League

Basel e Copenhagen jogarão nesta quarta-feira (20), às 16h (de Brasília), pela partida de ida da rodada de play-offs da fase qualificatória da Champions...

Guerra em Gaza: Entenda termos da proposta de cessar-fogo aceita pelo Hamas

A proposta de cessar-fogo em Gaza que o Hamas diz que aceitou na segunda-feira (18) – com uma resposta israelense esperada até o final...