Golpe com assinatura falsa de Lady Gaga leva FBI a investigar venda de obra de arte

A artista norte-americana Emma Webster, de 36 anos, afirma ter sido vítima de um golpe ao acreditar que havia vendido uma de suas obras para a cantora Lady Gaga. A negociação, que parecia legítima à primeira vista, foi feita por e-mail, com direito a selfie da artista pop e pagamento integral. No entanto, tudo indica que a transação foi forjada por um golpista.

A suposta compra aconteceu em 2022, quando Emma recebeu uma mensagem assinada por Stefani Germanotta, nome de batismo de Lady Gaga. No texto, a remetente se dizia fã do trabalho da artista visual e afirmava estar ampliando sua coleção pessoal, que incluiria obras de mulheres como Yayoi Kusama, Louise Bourgeois e outras referências do meio artístico. A mensagem foi enviada por um e-mail que fazia referência ao cachorro da cantora: [email protected].

Veja as fotos

Reprodução Instagram
Cantora Lady Gaga se apresentará no “Tudum 2025”, evento da Netflix, em 31 de maioReprodução Instagram
Reprodução Instagram
Cantora Lady Gaga se apresentará no “Tudum 2025”, evento da Netflix, em 31 de maioReprodução Instagram
Foto: Brazil News
Gaga segurou a bandeira LGBTQIAPN+Foto: Brazil News
Reprodução Instagram
Lady Gaga agradece ao público brasileiro de show histórico em CopacabanaReprodução Instagram
Foto: Brazil News
Lady Gaga durante o show deste sábado (3/5) no Rio de JaneiroFoto: Brazil News

Na época, Emma estava famosa no mercado de arte após uma sequência de exposições bem-sucedidas. Animada com o contato, ela respondeu oferecendo a pintura Happy Valley, uma obra de grandes dimensões (2×3 metros) com temática pastoral e uso variado de cores. O suposto comprador aceitou, pediu um desconto e enviou uma selfie que mostrava Lady Gaga usando suéter cinza e óculos escuros, além de afirmar que uma assistente cuidaria dos detalhes do pagamento e envio.

O valor de US$ 55 mil foi pago, e a obra despachada ao destino indicado. Na ocasião, Emma pediu que a peça não fosse revendida por ao menos cinco anos, ao que o comprador respondeu afirmando que jamais faria isso.

No entanto, em 2024, dois anos após a venda, o pai de Emma reconheceu a obra em uma postagem da casa de leilões Christie’s, em Hong Kong. Surpresa, a artista entrou em contato com o empresário de Lady Gaga, Bobby Campbell, que rapidamente confirmou a fraude. “Ela não usa esse e-mail e não temos ninguém com o nome citado na mensagem. Sinto muito que você tenha sido enganada”, declarou.

Emma, então, procurou mais informações sobre o paradeiro da obra. A Christie’s informou que o quadro havia sido enviado por um galerista chamado Matt Chung, de Hong Kong, que afirmou tê-lo adquirido por meio de John Wolf, um consultor de arte em Los Angeles. Ambos disseram desconhecer a origem fraudulenta da pintura e se declararam também vítimas da situação. Chung chegou a propor que Emma recebesse 30% do valor arrecadado no leilão, mas a oferta foi recusada.

O caso gerou uma disputa legal. Matt Chung entrou com uma ação civil em Hong Kong, alegando ter um contrato válido com a casa de leilões e pedindo a devolução da obra. A Christie’s, por sua vez, retirou o quadro do leilão, mas o mantém em sua posse até que a Justiça decida a quem ele pertence.

Enquanto isso, o caso foi reportado às autoridades norte-americanas. O advogado de Emma, Thaddeus Stauber, confirmou que ele está sendo apurado pelo FBI. 



Fonte: Portal LEODIAS

Petrobras eleva preço do querosene de aviação em 2,9% nesta terça (1º)

A Petrobras anunciou um aumento de 2,9% do preço médio de venda do querosene de aviação (QAV) para distribuidoras, válido a partir desta terça-feira...

Çalhanoglu rebate críticas de Lautaro na Inter: “Palavras que não unem”

A Inter de Milão entrou em crise após a eliminação nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. Após a derrota para o...

PF realiza operação contra fraudes em contratações em hospital no Rio

A Polícia Federal (PF) deu início, na manhã desta terça-feira (1º), no Rio de Janeiro, à Operação H. Pylori, cujo intuito é investigar uma...