Governo busca saída de brasileiros em Israel, mas depende de segurança

O governo federal busca uma saída para as autoridades brasileiras que estão em Israel, mas a eventual evacuação depende das condições de segurança no país. Não há previsão exata de retorno. Até o momento, voos comerciais seguem suspensos no aeroporto internacional de Tel Aviv, sem data para serem retomados.

A Força Aérea Brasileira (FAB) está de prontidão para repatriar duas comitivas de autoridades estaduais e municipais que estão em Israel, se for acionada, segundo apurou a CNN. A execução do plano, no entanto, depende do avanço das tratativas diplomáticas conduzidas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O MRE brasileiro pediu a Israel um “tratamento prioritário” à saída em segurança das delegações brasileiros. São prefeitos e secretários estaduais que tinham viajado para eventos a convite do governo de Israel. O próprio Itamaraty disse que as autoridades israelenses “têm aconselhado as comitivas estrangeiras a permanecerem no país, até que as condições permitam qualquer deslocamento desses grupos por via aérea ou terrestre”.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também conversou com o homólogo da Jordânia para tentar uma saída dos brasileiros por meio daquele país. Ainda assim, qualquer evacuação também depende das condições de segurança para os deslocamentos.

A Embaixada de Israel no Brasil disse, em nota, que o governo israelense está em contato com as duas delegações e que a segurança dessas pessoas continua sendo a prioridade. Disse ainda que o governo do país auxilia os membros das comitivas a explorarem as opções mais seguras para o retorno ao Brasil.

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, conversou por telefone com alguns dos prefeitos que estão em Israel. Ela relatou as tratativas e continuará em contato com as autoridades. Quem ainda acompanha a situação é a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Até o momento, o governo brasileiro não tem falado na repatriação de outros nacionais que estejam em Israel.

O MRE reforçou em alerta consular a recomendação de que os brasileiros não viajem para Israel, Jordânia, Iraque, Irã, Líbano, Palestina e Síria.

Importação de cannabis por brasileiros bateu recorde em 2025

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou e contratou um financiamento no valor de R$ 148,5 milhões para a Bioo Paraná...

Câmara deve votar urgência de projeto sobre datacenters no Brasil

A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (10) a urgência ao PL (Projeto de Lei) que cria um regime especial de tributação para...

Pelo menos uma pessoa fica ferida após disparos em escola nos EUA

Uma pessoa foi baleada dentro de uma escola de ensino médio em Maryland, nos Estados Unidos, o que levou a um lockdown na tarde...