Governo federal amplia acordo automotivo entre Brasil e Argentina

O governo federal publicou decreto que amplia o acordo automotivo entre Brasil e Argentina, flexibilizando condições de acesso a mercado entre os países para veículos como ônibus, vans e caminhões. O texto é assinado pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Publicado nessta terça-feira (17/6), o decreto também zera das tarifas de importação de autopeças não produzidas no país. Em contrapartida, as empresas que utilizarem este benefício devem investir 2% do valor dessas importações em pesquisa, inovação ou programas industriais prioritários para o setor automotivo.

Na visão do MDIC, além de melhorar as condições de acesso a mercados e desonerar a importação de autopeças não produzidas localmente, a atualização também aprimora os critérios sobre regras de origem, que determinam se um item é realmente fabricado em um dos dois países.

Leia também

Basicamente, o texto incorpora à legislação brasileira o 46º Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica (ACE). A corrente de comércio bilateral de produtos automotivos, no ano de 2024, alcançou o patamar de US$ 13,7 bilhões, o que representa 50% do total de US% 27,4 bilhões comercializados no ano.

“Essa é uma medida que aprimora o acordo automotivo entre Brasil e Argentina, facilita o comércio, reduz custos e aumenta a competitividade da indústria brasileira”, afirmou Alckmin.



Fonte: Metrópoles

Com desaceleração no Ocidente, Engie aposta em renováveis no Oriente Médio

A Engie garantiu o financiamento de um parque solar de 1,5 gigawatt em Abu Dhabi, o maior de seu portfólio no mundo, informou a...

Exportações de café caem em 2025, mas receita bate recorde

As exportações de café do Brasil atingiram 40,05 milhões de sacas de 60 kg ao longo de 2025, volume que representa uma queda de...

Novo boletim médico de Benedito Ruy Barbosa prevê alta; saiba mais

O hospital Hcor, de São Paulo, atualizou o estado de saúde de Benedito Ruy Barbosa, 94, autor de novelas, que está internado na unidade...