Governo Lula adia para 2026 nova regra de trabalho em feriado. Entenda

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) decidiu adiar a implementação das novas regras sobre o trabalho em feriados no setor do comércio. A decisão deve ser oficializada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18/6).

Anteriormente, a portaria nº 3.665/2023 estava prevista para entrar em vigor a partir de 1º de julho deste ano. No entanto, com a nova decisão do MTE, a medida foi prorrogada para 1º de março de 2026.

Sob pressão de empresários do setor e parlamentares, o governo Lula (PT) adiou a medida pelo menos quatro vezes.

Leia também

O novo adiamento foi anunciado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Ele ressaltou que essa pausa deve garantir “um prazo técnico para consolidar as negociações”.

A prorrogação foi definida após conversas de Marinho com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes partidários da Casa.

Do que se trata a portaria?

Publicada em novembro de 2023, a portaria prevê que o trabalho em feriados deve ser negociado entre trabalhadores e empregadores por meio de convenção coletiva, além da observância da legislação municipal.

A medida revogou a portaria nº 671/2021, publicada no governo de Jair Bolsonaro (PL), que autorizava o trabalho em feriados sem necessidade de acordos coletivos.



Fonte: Metrópoles

Conselho de Paz: Trump será presidente por tempo indefinido; entenda

O Conselho de Paz, um grupo criado por Donald Trump que visa atuar na resolução de conflitos mundiais, foi criado nesta quinta-feira (22), em...

CFM estuda usar Enamed para conceder registro profissional

O Conselho Federal de Medicina estuda utilizar as notas do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) como critério para conceder o registro...

Vídeo: Motoboy é morto a tiros durante tentativa de assalto no Rio

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a morte do motoboy Marcelo Júlio da Silva, de 52 anos, baleado durante uma tentativa de...