Governo pretende apresentar calendário de devolução de descontos indevidos do INSS

Nesta terça-feira (24/6), o governo deve apresentar uma proposta de calendário para o pagamento aos aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A audiência será realizada no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os temas em discussão estarão a forma de correção dos valores a serem devolvidos e as estratégias para assegurar os recursos necessários ao reembolso.

A reunião de conciliação foi determinada pelo ministro Dias Toffoli, relator das ações que tratam do tema na Corte, após um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

Veja as fotos

Reprodução:  Adobe Stock
Fraudes no INSSReprodução: Adobe Stock
Divulgação
Aplicativo Meu INSSDivulgação
Foto: Pedro França/Agência Senado
Aplicativo Meu INSSFoto: Pedro França/Agência Senado

“É fundamental refletir sobre a adoção de instrumentos de solução alternativa de conflitos, visando tanto à reparação das lesões já consumadas, quanto à prevenção de novas infrações prejudiciais aos segurados afetados”, afirmou a AGU na solicitação.

Ao autorizar a abertura das negociações, o ministro Dias Toffoli destacou a importância de evitar “a pulverização de soluções jurídicas diversas para situações de fato idênticas, obtendo-se, assim, celeridade, homogeneidade e eficácia na proteção de direitos e garantias de vulneráveis”.

Calendário de devolução

Segundo anúncio do Governo Federal feito na semana passada, os valores devem ser pagos em parcela única até o fim deste ano. Durante a audiência, será apresentada uma proposta de acordo, que incluirá o cronograma dos pagamentos. A expectativa, segundo a AGU, é que o reembolso ocorra de forma simplificada.

A previsão é que os pagamentos sejam feitos em lotes, com intervalos de 15 dias entre cada um. Não haverá distinção de grupos, e os valores serão devolvidos com correção monetária. Além da restituição, o governo trabalha para que, nas instâncias judiciais, seja garantido que as associações envolvidas paguem ao Poder Público os valores devidos.

Correção dos valores pela inflação

Durante a audiência, o governo também deverá discutir qual será o índice utilizado para corrigir os valores pela inflação. De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a proposta é adotar o IPCA, índice oficial da inflação no país, conforme informou à TV Globo.

Embora os benefícios previdenciários sejam reajustados anualmente com base no INPC, que reflete a inflação para famílias de renda mais baixa, cálculos do governo indicam que o IPCA teve uma alta maior nos últimos cinco anos. Por isso, a utilização desse índice seria mais vantajosa para os aposentados e pensionistas afetados pelas fraudes.



Fonte: Portal LEODIAS

CPMI para apurar fraudes ao INSS é instalada nesta semana

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) criada para investigar fraudes ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será instalada nesta semana. A primeira sessão,...

Robinho terá recursos analisados pelo STF e STJ nesta semana

O caso do ex-jogador Robinho deve voltar a ser analisado pela Justiça brasileira nesta semana, com análises programadas em duas instâncias diferentes. Robinho foi condenado...

Família pede indenização de R$ 2,5 mi por morte de casal em parque no RS

A família de Natalino de Vargas Domeraski e Jane Beatriz da Silva Rodrigues Frohlich, ambos de 61 anos, pede à Justiça uma indenização por...