Governo volta atrás e amplia prazo para auxílio-doença sem perícia

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliaram o prazo do auxílio por incapacidade temporária, conhecido antigamente por auxílio-doença, concedido por meio de análise documental. A duração máxima passa a ser de 60 dias, alterando medida provisória (MP) de 11 de junho.

A portaria conjunta dispõe que os beneficiários, ainda que de forma não consecutiva, não poderão ter a soma de duração dos respectivos benefícios superior a 60 dias. O texto, publicado no último dia 18, tem caráter excepcional e  vale por 120 dias.

Leia também

O prazo anterior indicacado pela medida provisória limitava-se a 30 dias. Antes disso, a duração era de 180 dias. A MP buscava recalibrar o recuo referente ao decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que gerou intenso descontentamento entre setores econômicos e parlamentares do país.

Atestmed

O requerimento do benefício por incapacidade temporária por meio de análise documental é chamado de Atestmed. Seria uma forma de ter o auxílio concedido mais rápido, sem passar pela perícia médica.

Segundo o Ministério da Previdência Social, não há limitação territorial ou prazo mínimo de espera por agendamento de perícia. Qualquer segurado pode pedir, inclusive aqueles que já têm uma perícia presencial marcada.

“Caso não seja possível conceder o benefício pela conformação dos documentos médicos ou odontológicos, será indicado ao cidadão que agende uma perícia presencial. O benefício não será indeferido com base exclusivamente na análise documental”, aponta o órgão.



Fonte: Metrópoles

Bocalom candidato tem apoio de apenas 10 das 150 associações de bairros e Umarb reage: “Corajoso, mentiroso. É balsa”

Sem relação institucional nenhuma com a classe política e, muito menos com os movimentos sociais, o prefeito Sebastião Bocalom escalou o diretor da RBtrans,...

Bocalom põe Rio Branco em 2º plano e reúne todos os secretários antes de anunciar candidatura a governador

Um a um, os secretários municipais em Rio Branco vão chegando ao gabinete do prefeito Sebastião Bocalom, na manhã desta segunda-feira. A convocação foi...

Consumir açúcar pode ajudar ou atrapalhar a saúde mental? Entenda

Estudo sugere que pequenas quantidades de açúcar podem não ser vilãs para o cérebro, mas exageros estão associados a depressão e ansiedade Fonte: Metrópoles