Governo volta atrás e amplia prazo para auxílio-doença sem perícia

O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliaram o prazo do auxílio por incapacidade temporária, conhecido antigamente por auxílio-doença, concedido por meio de análise documental. A duração máxima passa a ser de 60 dias, alterando medida provisória (MP) de 11 de junho.

A portaria conjunta dispõe que os beneficiários, ainda que de forma não consecutiva, não poderão ter a soma de duração dos respectivos benefícios superior a 60 dias. O texto, publicado no último dia 18, tem caráter excepcional e  vale por 120 dias.

Leia também

O prazo anterior indicacado pela medida provisória limitava-se a 30 dias. Antes disso, a duração era de 180 dias. A MP buscava recalibrar o recuo referente ao decreto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que gerou intenso descontentamento entre setores econômicos e parlamentares do país.

Atestmed

O requerimento do benefício por incapacidade temporária por meio de análise documental é chamado de Atestmed. Seria uma forma de ter o auxílio concedido mais rápido, sem passar pela perícia médica.

Segundo o Ministério da Previdência Social, não há limitação territorial ou prazo mínimo de espera por agendamento de perícia. Qualquer segurado pode pedir, inclusive aqueles que já têm uma perícia presencial marcada.

“Caso não seja possível conceder o benefício pela conformação dos documentos médicos ou odontológicos, será indicado ao cidadão que agende uma perícia presencial. O benefício não será indeferido com base exclusivamente na análise documental”, aponta o órgão.



Fonte: Metrópoles

Amorim: Brasil estará preparado para novas sanções dos EUA

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, embaixador Celso Amorim, disse nesta segunda-feira (11) que o Brasil estará preparado caso os Estados Unidos...

Lula liga para Xi e conversa sobre parceria bilateral e novos negócios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente chinês, Xi Jinping, conversaram por telefone na noite desta segunda-feira (11) sobre uma...

Haddad vai ao Congresso explicar MP sobre tributação de fundos e bitcoins

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa nesta terça-feira (12), às 14h30, de audiência na comissão mista do Congresso que analisa a Medida Provisória...