Gwada negativo: cientistas descobrem novo grupo sanguíneo

Pesquisadores identificaram um grupo sanguíneo inédito em uma mulher francesa nascida na ilha de Guadalupe, no Caribe. O novo tipo, batizado de “Gwada negativo”, foi reconhecido oficialmente no início de junho pela Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue (ISBT), durante um congresso realizado em Milão.

A mulher, hoje com mais de 60 anos, é a única pessoa no mundo compatível com seu próprio sangue, segundo o Instituto Francês de Sangue (EFS), que confirmou a informação à imprensa francesa. O nome “Gwada” faz referência às origens guadalupenses da paciente e, de acordo com os especialistas, foi bem aceito por soar bem em diferentes idiomas.

Leia também

O caso começou a ser investigado em 2011, quando, durante exames de rotina antes de uma cirurgia em Paris, foi detectado um anticorpo desconhecido na paciente. Na época, no entanto, os recursos disponíveis não permitiam aprofundar as análises, explicou Thierry Peyrard, farmacêutico e biólogo médico, responsável do EFS pela qualidade e segurança dos produtos sanguíneos.

Segundo Peyrard, somente a partir de 2019, com o avanço do sequenciamento de DNA de altíssima velocidade, os cientistas conseguiram desvendar o mistério e identificar uma mutação genética inédita.

Pesquisa de sangue, mão de cientista segurando tubo de ensaio com sangue em laboratório. MetrópolesInstituto Francês de Sangue desenvolve protocolo para identificar casos semelhantes, especialmente entre doadores da ilha de Guadalupe

Segundo os pesquisadores, o “Gwada negativo” só se manifesta quando o indivíduo herda duas cópias do gene mutado – uma de cada progenitor. No caso da paciente, seus pais e irmãos carregavam apenas uma cópia do gene e, portanto, não apresentavam o novo tipo sanguíneo.

Diante da raridade do caso, a equipe de Peyrard trabalha agora na criação de um protocolo especial de triagem, com o objetivo de localizar possíveis outros portadores do grupo, especialmente entre doadores de sangue da região de Guadalupe.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Sean Diddy Combs tem “trabalho dos sonhos” na prisão. Entenda

Sean Diddy Combs cumpre uma rotina incomum desde que foi transferido para a prisão de Fort Dix, em Nova Jersey, no dia 30 de...

Messi supera artilheiros da Europa e atinge marca em 2025; entenda

Em 2025, ninguém teve mais participações em gols do que Lionel Messi. Mesmo com fases artilheiras de Haaland, Harry Kane e Mbappé, o argentino...

Messi projeta participação na Copa do Mundo em 2026; confira

Nesta terça-feira (11/11), o jornal espanhol Sport divulgou uma entrevista exclusiva com Lionel Messi. No bate-papo, o craque argentino falou que deseja participar da...