Há um “marketplace” de legislações para regular redes sociais, diz advogado

A discussão sobre a regulação das plataformas digitais no Brasil ganha novos contornos, com especialistas defendendo uma abordagem técnica e criteriosa. Igor Luna, consultor da Câmara Brasileira de Economia Digital, ressalta a importância de avaliar os impactos nos diversos modelos de negócios existentes antes de implementar novas regulamentações.

Luna argumenta que, desde a edição da lei que rege o setor há mais de uma década, empresas se instalaram e se desenvolveram no Brasil com base em um paradigma jurídico específico. “No Brasil, as empresas ao fazerem investimento, ao criarem os seus negócios, definiram uma matriz de risco que dizia que elas não poderiam ser responsabilizadas por conteúdos de terceiro”, explica.

O consultor destaca a complexidade do tema, que abrange diversos tipos de conteúdo, desde comércio e expressão artística até produção cultural. Ele alerta para a necessidade de considerar as consequências e a extensão do artigo 19 da lei atual, que contempla diversos modelos de negócios criados ou desenvolvidos no país.

Luna também chama atenção para o cenário internacional: “existe como se fosse um marketplace de legislações e os países tomaram as suas respectivas decisões olhando para os seus negócios”. Ele menciona que enquanto a Europa optou por adotar uma legislação chamada DSA (Digital Services Act), os Estados Unidos não implementaram nenhuma legislação específica.

O especialista analisa os votos recentes no Supremo Tribunal Federal sobre o tema, apontando que alguns modelos propostos não têm exatamente um paradigma internacional em democracias. Luna ressalta a importância de avaliar as consequências de cada escolha: “O nosso papel é avaliar o que temos na mesa, quais são as escolhas que nós podemos tomar e quais são as consequências dessas escolhas”.

WW Especial

Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Confira séries que retornam com novas temporadas em 2026

O ano de 2026 promete ser um marco para o entretenimento, trazendo o desfecho de sagas épicas e o retorno de produções que dominaram...

Liverpool quer evitar outro empate com o Leeds em duelo da Premier League

O técnico do Liverpool, Arne Slot, disse que prefere não reviver o cenário do empate por 3 a 3 com o Leeds United, registrado...

“Stranger Things”: elenco opina sobre final da série à CNN

Após quase uma década como um dos maiores fenômenos da cultura pop, “Stranger Things” chegou ao seu episódio final. O encerramento da história foi...