Hidrocefalia de pressão normal: entenda quadro de Chico Buarque

O cantor e compositor Chico Buarque, de 80 anos, foi submetido a uma cirurgia nessa terça-feira (3/6) para tratar um quadro de hidrocefalia de pressão normal. O procedimento foi realizado no Hospital Copa Star, na zona sul do Rio de Janeiro.

Em nota, a equipe do artista informou que a cirurgia era eletiva, ou seja, não foi um procedimento de emergência. A operação transcorreu de forma rápida e sem complicações. O cantor está bem e deve ter alta hospitalar ainda nesta semana.

Leia também

O que é hidrocefalia de pressão normal que Chico Buarque teve?

A hidrocefalia de pressão normal é caracterizada pelo acúmulo crônico de líquido cerebroespinhal – também conhecido como líquor – nos ventrículos cerebrais, sem aumento da pressão intracraniana, diferentemente de outras formas de hidrocefalia. A condição afeta principalmente idosos.

“É uma condição em que o cérebro acumula excesso de líquor, uma espécie de ‘água’ que circula por dentro e ao redor do cérebro. Mesmo com esse acúmulo, a pressão dentro da cabeça, se mantém aparentemente normal, por isso o nome”, explica o neurocirurgião Guilherme Rossoni, especialista no tratamento de doenças da coluna e do crânio.

O médico conta que, em excesso, o líquido cerebroespinhal pode afetar o funcionamento do cérebro, principalmente em áreas ligadas à memória, locomoção e ao controle da urina.

4 imagensChico Buarque Chico Buarque Chico BuarqueFechar modal.1 de 4

Chico Buarque

Francisco Proner2 de 4

Chico Buarque

Reprodução3 de 4

Chico Buarque

Pedro Gomes/Redferns4 de 4

Chico Buarque

Leo Aversa

Atingindo menos de 3% dos idosos, o quadro é muitas vezes confundido com doenças como Alzheimer e Parkinson. “Quando idosos começam a ter sintomas cognitivos aliados à dificuldade para caminhar e incontinência urinária, devem procurar um neurologista para avaliação correta. Outras causas de demência, como o Alzheimer, não costumam levar a esse quadro”, ressalta o neurologista Leonardo Bernardes, da Santa Casa de São Paulo.

O diagnóstico da hidrocefalia de pressão normal é feito por meio de avaliação clínica e exames neurológicos detalhados, como ressonâncias magnéticas de crânio.

Principais sintomas da hidrocefalia de pressão normal

  • Incontinência urinária: perda involuntária de urina.
  • Déficits cognitivos: episódios de esquecimento, lentidão de raciocínio, desatenção e confusão mental.
  • Alterações no andar: caminhar mais lento, com passos curtos, além de dificuldade de equilíbrio, também são indicativos importantes.

Importância da cirurgia

A cirurgia de derivação ventrículo-peritoneal (DVP) é a principal forma de tratamento da condição, com potencial para reverter ou melhorar significativamente os sintomas. Os benefícios são maiores quando o procedimento é feito precocemente, evitando a progressão do quadro.

Sem tratamento, a hidrocefalia de pressão normal pode levar a sequelas permanentes, como demência e a perda da mobilidade.

“O tratamento consiste em uma neurocirurgia, que resultará em uma menor quantidade de líquor e, portanto, poderá aliviar ou até mesmo reverter alguns dos sintomas”, afirma Bernardes, que também é professor do Grupo MedCof, em São Paulo.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Editorial: Márcio Bittar, de ateu a evangélico, sabotador de aliados e fenômeno de oportunismo patológico

Oportunismo sem rumo no Acre; O Senador Márcio Bittar (PL) não é um político; é um fenômeno de oportunismo patológico, mais uma vez evidente...

Aprovado na madrugada: sem produzir nem empregar ninguém, Bocalom irá privatizar mercados públicos de Rio Branco

Já era madrugada de sexta-feira 12 quando os vereadores de Rio Branco colocaram em Pauta o polêmico projeto de autoria do executivo que repassa...

Vasco: Vegetti ultrapassa Kaio Jorge na artilharia do ano no Brasil

O gol de virada do Vasco rendeu mais uma marca para Pablo Vegetti em 2025. O argentino balançou as redes pela 27ª vez no...