Irã afirma que Israel atacou reator de água pesada

O Irã afirmou que Israel atacou o reator de água pesada de Arak, uma instalação nuclear localizada a cerca de 250 quilômetros a sudoeste de Teerã, de acordo com a agência de mídia estatal IRIB.

Dois projéteis foram disparados contra a instalação por volta das 6h, horário local, informou a IRIB. A instalação não foi seriamente danificada e não há radiação, informou a agência.

Na quinta-feira anterior (12), as Forças de Defesa de Israel emitiram um alerta de evacuação para moradores próximos à instalação de Arak, dizendo: “A presença nesta área coloca sua vida em risco.”

O reator de água pesada de Arak foi o foco do acordo nuclear de 2015 com os Estados Unidos e outras potências, pois a água pesada (ou óxido de deutério) pode ser usada para produzir plutônio – proporcionando ao Irã uma segunda via para uma potencial bomba nuclear, além do urânio enriquecido.

Segundo o acordo, o Irã era obrigado a transformar Arak em uma instalação de pesquisa pacífica, que não poderia mais produzir plutônio para armas. No entanto, nos anos que se seguiram à retirada dos EUA, o Irã violou alguns aspectos do acordo e não permite mais que inspetores da ONU monitorem sua produção ou estoques de água pesada.

O ataque ocorre quase uma semana depois de Israel ter atacado três instalações nucleares iranianas – Natanz, Isfahan e Fordow – e vários cientistas renomados.

Will Bank: como os 12 milhões de clientes podem pedir seu dinheiro de volta

Com a liquidação do Will Bank, o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) estima que terá que reembolsar R$ 6,3 bilhões a pessoas e empresas...

Justiça abona faltas de universitária afastada por depressão; entenda caso

A Terceira Turma do TRF-6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região) manteve a sentença que garantiu a uma estudante de medicina o direito ao...

Nahas foi preso no mesmo local onde passou lua de mel antes de matar esposa

O empresário paulista Sérgio Nahas foi preso no último sábado (17), na Praia do Forte, no litoral norte da Bahia. A prisão no local...