Israel intercepta navio humanitário e detém Greta Thunberg e ativistas

Israel interceptou um navio de ajuda humanitária com destino a Gaza, que transportava Greta Thunberg e outros ativistas, detendo as pessoas a bordo e levando a embarcação para Israel.

A Freedom Flotilla Coalition (FFC) disse anteriormente que o exército israelense havia embarcado no “Madleen”, que tentava entregar ajuda a Gaza.

“Os passageiros devem retornar a seus países de origem”, disse o Ministério das Relações Exteriores de Israel em uma postagem na rede X.

A ativista climática Thunberg, o ator de “Game of Thrones” Liam Cunningham e Rima Hassan – deputada francesa no Parlamento Europeu – estão entre os passageiros do Madleen.  O ativista brasileiro Thiago Ávila também estava presente.

O grupo FFC postou uma foto no Telegram na madrugada de segunda-feira, horário local, mostrando membros da tripulação sentados dentro do barco, usando coletes salva-vidas e com as mãos erguidas. Nenhum soldado das Forças de Defesa de Israel aparece na imagem.

Em uma postagem anterior, o FFC afirmou que o navio havia sido “atacado em águas internacionais”.

“Drones cercam o navio e o borrifam com uma substância branca parecida com tinta. As comunicações foram bloqueadas e sons perturbadores estão sendo transmitidos pelo rádio”, informou o FFC no seu canal no Telegram.

Israel já havia prometido repetidamente impedir que o barco de ajuda chegasse a Gaza, descrevendo o navio como um “iate de selfies” que transportava “celebridades”.

“Dei instruções às Forças de Defesa de Israel para garantir que a flotilha ‘Madleen’ não chegue a Gaza”, disse o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, no domingo.

O navio de ajuda humanitária relatou os primeiros sinais de ação militar israelense nas primeiras horas da manhã de segunda-feira.

“Pouco tempo atrás, dois drones israelenses estavam sobre o Madleen da FFC e derramaram ou borrifaram algum tipo de substância química branca no Madleen. Agora, o Madleen parece estar cercado por comandos navais israelenses”, disse à CNN Huwaida Arraf, organizadora da Freedom Flotilla, membro do comitê diretivo e advogada de direitos humanos nos EUA.

Em uma transmissão ao vivo feita do barco e postada pela FFC, a ativista Yasmin Acar mostrou a substância branca no convés, dizendo que ela havia sido jogada na embarcação.

Acar foi ouvida depois dizendo que a substância estava afetando seus olhos. Antes da transmissão ser encerrada, Acar disse que o exército israelense estava se comunicando com a embarcação.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel disse que o grupo “tentou encenar uma provocação midiática cujo único propósito era ganhar publicidade.”

“Existem formas de entregar ajuda à Faixa de Gaza — elas não envolvem selfies no Instagram”, acrescentou.

O “Madleen” faz parte da Freedom Flotilla Coalition, uma organização que faz campanha contra o bloqueio israelense a Gaza e que tenta romper o cerco por meio de barcos.

A tripulação, que divulgou a localização do navio em um rastreador online, começou a se preparar para a possibilidade de interceptação por parte do exército israelense.

Até a noite deste domingo, a embarcação civil com bandeira britânica estava ao norte do Egito, no mar Mediterrâneo, aproximando-se lentamente da costa de Gaza.

“Sabemos que é uma missão muito arriscada e sabemos que experiências anteriores com flotilhas como essa resultaram em ataques, violência e até mesmo mortes”, disse Thunberg à CNN no sábado.

As gerações mais jovens precisam ser ouvidas, diz príncipe William

Em sua visita ao Rio de Janeiro, Príncipe William destacou a importância de dar voz às gerações mais jovens nas discussões sobre mudanças climáticas...

Dados da megaoperação enviados ao STF divergem dos divulgados pelo governo

As informações sobre a megaoperação policial entregues pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo...

Nova série de Ryan Murphy com Kim Kardashian recebe críticas devastadoras

“Tudo é Justo“, o novo drama de Ryan Murphy estrelado por Kim Kardashian, Niecy Nash e Naomi Watts, na Hulu, está gerando muito burburinho....