Japão condena cooperação militar entre Rússia e Coreia do Norte

O Japão condenou a cooperação militar entre a Rússia e Coreia do Norte, que foi ressaltada pelo envio de soldados norte-coreanos à Rússia e pela aquisição russa de armas norte-coreanas, disse seu principal porta-voz governamental nesta quarta-feira (18).

“Estamos seriamente preocupados com esses acontecimentos, pois eles piorarão a situação na Ucrânia e afetarão o ambiente de segurança regional em torno do Japão”, disse o secretário-chefe de gabinete, Yoshimasa Hayashi, em uma entrevista coletiva regular.

Em abril, a Coreia do Norte confirmou pela primeira vez que enviou tropas para lutar pela Rússia na guerra com a Ucrânia, sob as ordens do líder Kim Jong Un.

“O fim vitorioso da batalha para libertar a região russa de Kursk demonstrou o mais alto nível estratégico da firme amizade” entre a Coreia do Norte e a Rússia, segundo a agência de notícias estatal KCNA.

A Coreia do Norte enviou um total estimado de 14 mil soldados, incluindo 3 mil reforços para repor suas perdas, disseram autoridades ucranianas. Sem veículos blindados e experiência em guerra com drones, eles sofreram pesadas baixas, mas se adaptaram rapidamente.

 

Estatal chinesa diz que os chips Nvidia H20 não são seguros para a China

Os chips NVDA.O H20 da Nvidia representam preocupações de segurança para a China, disse uma conta em rede social afiliada à mídia estatal chinesa neste domingo (10),...

Entenda o que é o Hezbollah e como surgiu o grupo libanês

Os Estados Unidos apresentaram ao Líbano uma proposta para desarmar o Hezbollah até o final do ano, juntamente com o fim das operações militares de Israel...

Líbano desenvolve plano para desarmar o Hezbollah

O Líbano instruiu, na terça-feira (5), o exército a elaborar um plano para estabelecer um domínio exclusivo de armas no país até o final...