Japão executa “assassino do Twitter”, responsável pela morte de 9 pessoas

O Japão executou nesta sexta-feira (27) um homem apelidado de “assassino do Twitter”, condenado por assassinar e esquartejar nove pessoas, a maioria mulheres, após contatá-las nas redes sociais, segundo o ministro da Justiça do país.

A execução é a primeira aplicação da pena de morte no país em quase três anos. Takahiro Shiraishi, de 34 anos, foi condenado à morte em 2020 após se declarar culpado pelo assassinato de nove pessoas em um caso de assassinato em massa de grande repercussão que comoveu o país.

Ele foi considerado culpado em dezembro de 2020 por assassinar, estuprar e esquartejar as nove vítimas, e por armazenar seus corpos em seu apartamento em Zama, na província de Kanagawa, nos arredores de Tóquio.

Shiraishi foi preso em outubro de 2017, após a polícia realizar uma busca em sua casa para investigar o desaparecimento de uma mulher de 23 anos que havia expressado pensamentos suicidas nas redes sociais, incluindo o Twitter.

Três caixas térmicas e cinco contêineres foram encontrados no quarto de Shiraishi, contendo cabeças e ossos humanos com a carne raspada, segundo a TV Asahi, citando fontes policiais.

As nove vítimas – oito mulheres e um homem – tinham entre 15 e 26 anos, de acordo com a emissora pública japonesa NHK e a TV Asahi, afiliada da CNN, que citaram processos judiciais.

As vítimas haviam postado online que queriam se matar e foram posteriormente contatadas por Shiraishi pelas redes sociais, relataram a NHK e a TV Asahi.

“Este caso, motivado por motivos egoístas, como gratificação sexual e financeira, resultou na morte de nove pessoas ao longo de dois meses – um incidente profundamente grave que causou choque e ansiedade em toda a sociedade. Entendo que é um caso especialmente doloroso para as vítimas e suas famílias”, disse o Ministro da Justiça, Keisuke Suzuki, a repórteres na sexta-feira, em uma coletiva de imprensa.

A execução de Shiraishi é a primeira que o país vê desde julho de 2022, informou a NHK. No Japão, a pena de morte é aplicada por enforcamento, e as datas das execuções só são divulgadas após a execução.

“A sentença de morte foi finalizada após um processo judicial minucioso. Após consideração cuidadosa e deliberada de todos os fatores, emiti a ordem de execução”, disse Suzuki.

Tarifaço de Trump deixa casamentos mais caros nos EUA

Dois milhões de casamentos acontecem nos Estados Unidos todos os anos, mas são um evento verdadeiramente internacional. Da aliança ao bolo, das cadeiras às...

CPMI ouve dirigente de associação citada no escândalo do INSS

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) toma, nesta segunda-feira (10), o depoimento de Igor Dias Delecrode,...

Câncer de próstata: Dr. Kalil aponta pico de incidência aos 70 anos

O câncer de próstata apresenta maior incidência em homens por volta dos 70 anos de idade, sendo a faixa etária um dos principais fatores...