John Textor deixa comando do Lyon e clube anuncia sucessores

Dono da SAF do Botafogo, John Textor renunciou, nesta segunda-feira (30/6), ao comando do Lyon. O empresário, que continua dono do clube francês, estabeleceu dois nomes como substitutos: o alemão Michael Gerlinger, como CEO, e a sul-coreana naturalizada Michele Kang para a presidência.

4 imagensJohn Textor é dono da Eagle FootballClube francês caiu para a segunda divisão por não respeitar o Fair Play financeiro. Torcedores protestaram contra Textor.Ídolo do clube, Govou criticou gestão de Textor no Lyon, citando o Botafogo e colocando clube brasileiro como próxima equipe do empresário a ter problemas financeiros.Fechar modal.1 de 4

Michele Kang é a nova presidente do Lyon

Divulgação / Lyon2 de 4

John Textor é dono da Eagle Football

Xavier Laine/Getty Images3 de 4

Clube francês caiu para a segunda divisão por não respeitar o Fair Play financeiro. Torcedores protestaram contra Textor.

Reprodução/X4 de 4

Ídolo do clube, Govou criticou gestão de Textor no Lyon, citando o Botafogo e colocando clube brasileiro como próxima equipe do empresário a ter problemas financeiros.

Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images

Leia também

A situação acontece poucos dias após a queda do Lyon para a Segunda Divisão da França por problemas relacionadas ao fair play financeiro. Em comunicado, a nova presidente do clube agradeceu Textor e afirmou que vai trabalhar para reverter o rebaixamento.

“Estamos entrando em um período crítico para o Lyon e gostaria de agradecer a John (Textor) por seu comprometimento e visão em trazer o clube para a família Eagle Football. Estou ansiosa para trabalhar em colaboração com Michael, a equipe de gestão do OL e o Conselho de Administração para apoiar o clube durante os procedimentos do DNCG (Direção Nacional de Controle de Gestão)”, disse Michele Kang.

A decisão de Textor em deixar o comando do Lyon tem ligação com o Botafogo. O americano quer dar mais atenção ao time brasileiro, que conquistou a Libertadores e o Brasileirão em 2024.

Rebaixamento do Lyon

O Lyon caiu para a Ligue 2 por não seguir as regras de fair play financeiro. A denúncia gira em torno de um rombo financeiro de 25,7 milhões de euros (aproximadamente R$ 157 milhões na cotação atual) ao fim da temporada 2023/24.

A perda de receitas elevou a dívida da empresa norte-americana a 500 milhões de euros (valor próximo a R$ 3 bilhões).

Apesar disso, a decisão do órgão francês cabe recurso e pode ser declinada caso os diretores do clube francês apresentem condições financeiras para manter a equipe. Em campo, o Lyon ficou em sexto 6º lugar no Campeonato Francês, o que garantiria uma vaga na Liga Europa.

A equipe apareceu recentemente entre os times que disputarão o torneio continental. No entanto, a confirmação depende ainda que o clube consiga reverter a decisão da Direção Nacional de Controle e Gestão (DNCG), da Liga de Futebol Profissional da França (LFP).



Fonte: Metrópoles

Ataque de Israel em cafeteria deixa mais de 40 mortos na costa de Gaza

Mais de 40 pessoas morreram em um ataque aéreo israelense que atingiu um café perto do porto da Cidade de Gaza, segundo o chefe...

Céu de julho terá chuva de meteoros e encontros celestes

Durante as noites do mês de julho, os observadores do céu noturno poderão contemplar diversas conjunções celestes, além de acompanhar uma chuva de meteoros. O...

Enem: 10 dicas para estudar nas férias sem abrir mão do descanso e do lazer

O recesso escolar de julho é uma pausa necessária. Um momento para descansar, recarregar as energias e reorganizar a mente. “Mas, se você está...