Justiça nega pedido da 99 e mantém proibição de mototáxi em SP

A Justiça de São Paulo negou um pedido da 99, e manteve nesta segunda-feira (2) a proibição do serviço de mototáxi na capital paulista.

A decisão, proferida pela 7° Câmara de Direito Público, responde a um pedido da empresa, que questionava a constitucionalidade do Decreto Municipal proibindo a operação.

No último dia 26, a Justiça também havia voltado a proibir as empresas 99 e Uber de operarem o serviço de mototáxi na capital paulista, sob pena de multa diária no valor de R$ 30 mil em caso de desobediência.

A CNN procurou a 99 para comentar a decisão desta segunda (2) e aguarda retorno.

Entenda a disputa entre a Prefeitura e as empresas

A briga entre a Prefeitura de São Paulo e os aplicativos de transporte não é de hoje. Desde janeiro, decisões judiciais favoráveis e contrárias para ambas as partes foram dadas na Justiça, alimentando a disputa.

O serviço 99 Moto foi lançado no dia 14 de janeiro de 2025. O lançamento ocorreu sem acordo com a Prefeitura de São Paulo, que historicamente é contra a modalidade de transporte. Veja abaixo uma linha do tempo da disputa:

    &]:indent-5 mb-3 break-words [ul>&]:relative [ul>&]:before:absolute [ul>&]:before:left-1 [ul>&]:before:top-2 [ul>&]:before:w-2 [ul>&]:before:h-2 [ul>&]:before:bg-red-600 [ul>&]:before:rounded-full marker:inline”>Janeiro de 2023 – No momento em que plataformas de viagem cogitam a oferta do mototáxi, a prefeitura de São Paulo publica um decreto municipal que proíbe o serviço de moto por aplicativo na capital;
  • &]:indent-5 mb-3 break-words [ul>&]:relative [ul>&]:before:absolute [ul>&]:before:left-1 [ul>&]:before:top-2 [ul>&]:before:w-2 [ul>&]:before:h-2 [ul>&]:before:bg-red-600 [ul>&]:before:rounded-full marker:inline”>26 de maio de 2025 –  Na decisão mais recente da briga entre Prefeitura e empresas, o mesmo desembargador reafirma a proibição do serviço e determina multa diária em caso de descumprimento.

*Sob supervisão

Justiça decreta a falência da Operadora OI

A 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decretou nesta segunda-feira a falência do Grupo Oi. A crise da...

Data Venia, “doutora”! Advogada é presa tentando entra com droga entre os seios em presídio de Rio Branco

A advogada criminalística Mariana Oliveira foi conduzida há pouco à Delegacia de Flagrantes da Polícia Civil sob a acusação de tráfico de drogas, após...

Incêndio atinge hotel em que delegação do Remo estava hospedada

A delegação do Remo passou por um susto na madrugada dessa segunda-feira (10/11). O time paraense precisou deixar o hotel em que estava hospedado,...