Leo Lins é condenado a mais de 8 anos por falas em show

A Justiça Federal de São Paulo condenou Leo Lins a oito anos e três meses de prisão em regime fechado. A sentença, proferida pela 3ª Vara Criminal Federal, atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) e se refere a falas consideradas preconceituosas feitas durante uma apresentação de stand-up publicada no YouTube em 2022.

‘Justiça foi feita’, diz Isabela Tibcherani, filha de Paulo Cupertino

Além da pena de prisão, o humorista também terá de pagar uma multa equivalente a 1.170 salários mínimos da época – cerca de R$ 1,4 milhão – e uma indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 303,6 mil.

Receba as Notícias de OFuxico em seu celular

Vídeo teve grande alcance na internet

A gravação foi feita durante o espetáculo intitulado Leo Lins – PERTURBADOR, no qual o artista dirigiu piadas contra diversos grupos, incluindo negros, indígenas, judeus, pessoas LGBTQIA+, nordestinos, evangélicos, obesos, idosos, pessoas com deficiência e pessoas vivendo com HIV.

Segundo o processo, o vídeo alcançava mais de 3 milhões de visualizações até ser retirado do ar por ordem judicial em agosto de 2023. A sentença considera o impacto da repercussão online e o fato de o conteúdo ter sido apresentado sob o pretexto de entretenimento.

De acordo com a decisão, “ao longo do show, o réu admitiu o caráter preconceituoso de suas anedotas, demonstrou descaso com a possível reação das vítimas e afirmou estar ciente de que poderia enfrentar problemas judiciais”.

A juíza responsável afirmou ainda que os comentários

“estimulam a propagação de violência verbal na sociedade e fomentam a intolerância”
e destacou que a atividade artística não isenta ninguém de responsabilidade penal.

Defesa critica decisão e promete recurso

Em nota enviada ao portal Metrópoles, os advogados de Leo Lins classificaram a condenação como “um triste capítulo para a liberdade de expressão no Brasil”. Eles afirmam que “trata-se de uma condenação equiparada à censura” e que “ver um humorista condenado a sanções equivalentes às aplicadas a crimes como tráfico de drogas, corrupção ou homicídio” preocupa.

Apesar das críticas, a defesa declarou confiar no Judiciário e confirmou que irá recorrer:

“Mantemos plena confiança no Poder Judiciário e acreditamos que essa injustiça será reparada em segunda instância”.

A condenação leva em conta as Leis nº 7.716/1989 e nº 13.146/2015, que tratam de crimes relacionados ao preconceito e à discriminação contra pessoas com deficiência.

O post Leo Lins é condenado a mais de 8 anos por falas em show apareceu primeiro em OFuxico.



Fonte: OFuxico

Sabrina Sato atualiza estado de saúde do pai, diagnosticado com câncer

A apresentadora Sabrina Sato, 43, atualizou o estado de saúde de seu pai, Omar Rahal, 76, que passou por uma cirurgia em agosto após...

Colonos israelenses incendeiam mesquita em onda de ataques na Cisjordânia

Colonos israelenses incendiaram uma mesquita e a picharam na Cisjordânia ocupada nesta quinta-feira (13), de acordo com as autoridades palestinas. A ação faz parte de...

Rodoanel: drones registram ação da polícia durante suspeita de bomba; veja

Drones da Polícia Militar registraram o momento em que agentes do Esquadrão do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) atenderam a ocorrência de suspeita...