“Líder supremo do Irã pode ter o destino de Saddam Hussein”, diz Israel

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, pode enfrentar um destino semelhante ao do falecido ditador iraquiano, Saddam Hussein, alertou o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, nesta terça-feira (17).

“Advirto o ditador iraniano para que não continue cometendo crimes de guerra e disparando mísseis contra cidadãos israelenses”, afirmou Katz em uma reunião de altos oficiais militares israelenses em Tel Aviv.

Ele continuou afirmando que, “ele deveria se lembrar do destino de um ditador em um país vizinho ao Irã que escolheu esse caminho contra o Estado de Israel”, acrescentou.

Entenda

Saddam Hussein, que foi presidente do Iraque de 1979 até ser deposto em 2003, invadiu o Irã em 1980 e lançou uma campanha de mísseis contra Israel em 1991.

A guerra Irã-Iraque terminou em um impasse após oito anos. A campanha do Iraque contra Israel durou pouco mais de um mês durante a Primeira Guerra do Golfo, e Israel — sob pressão dos Estados Unidos — não retaliou.

Após as forças lideradas pelos americanos invadirem o Iraque em 2003, Saddam foi rapidamente capturado, levado a julgamento e condenado à morte por enforcamento.

O comentário de Katz veio depois que um alto funcionário americano disse à CNN no fim de semana que os israelenses tiveram a oportunidade de matar Khamenei, mas os Estados Unidos comunicaram Israel que o presidente Donald Trump se opôs ao plano.

Putin tem menos a perder na reunião com Trump, diz especialista

Em uma análise sobre o encontro entre Vladimir Putin e Donald Trump, especialistas apontam diferenças significativas nas abordagens e objetivos dos dois líderes. Putin,...

Algoz de João Fonseca elimina top-5 do mundo e vai às quartas em Cincinnati

Na última segunda-feira (11), o brasileiro João Fonseca se despediu do Masters 1000 de Cincinnati com derrota para o francês Térence Atmane. Na fase...

Flamengo 1×0 Internacional: veja melhores momentos do jogo da Libertadores

O Flamengo venceu o Internacional por 1 a 0 no Maracanã, na noite desta quarta-feira (14), no jogo de ida das oitavas de final...