Lula na França: Brasil apresenta compromissos de proteção de áreas marinhas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (9) sete compromissos voluntários do Brasil, relacionados à proteção de áreas marinhas, durante seu discurso na abertura da terceira Conferência da ONU sobre os Oceanos, em Nice, na França.

Segundo o presidente, além da meta de zerar o desmatamento até 2030, o governo aumentará de 26% para 30% a cobertura das áreas marinhas protegidas, visando cumprir a meta do Marco Global para a Biodiversidade.

“Também implementaremos programas dedicados à preservação dos manguezais e dos recifes de corais e estamos formulando uma estratégia nacional contra a poluição por plásticos no oceano”, anunciou Lula.

Durante a declaração, o líder afirmou que haverá um esforço inédito de planejamento espacial marinho visando permitir o aproveitamento do oceano, considerando os impactos ambientais e os serviços ecossistêmicos prestados.

O presidente informou que o governo estimula a pesca sustentável e o combate de ilícitos que ameaçam a atividade.

“Vamos fortalecer a coleta de dados científicos por meio de um Sistema Integrado de Monitoramento e seguir investindo em pesquisa por meio da Estação Comandante Ferraz na Antártida”, disse.

Lula ressaltou programas de educação marítima ambiental, afirmando que o Brasil “foi o primeiro país a incluir a cultura oceânica nos programas escolares e continuará qualificando professores para o ensino do Currículo Azul”.

“Em 2025, teremos o maior número de Escolas Azuis no mundo, reunindo 515 estabelecimentos de ensino, 160 mil estudantes e 2.600 professores”, declarou.

 

Deputada Erika Hilton enfrenta repercussão negativa nas redes

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) enfrenta uma onda de críticas nas redes sociais após ser acusada de nomear maquiadores para cargos em seu...

Moraes nega depoimento de Augusto Aras pedido por Filipe Martins

Em instrução assinada nesta sexta-feira (27), o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou o pedido de Filipe Martins para incluir...

Falta de transparência de emendas é criticada durante audiência no STF

Representantes da esfera pública e da sociedade civil criticaram a proporção e a falta de transparência no pagamento de emendas parlamentares. Os relatos foram...