Lula opera como um “político aposentado”, afirma Rodrigo Zeidan

Rodrigo Zeidan, professor da New York University Shanghai, na China, e da Fundação Dom Cabral (FDC), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece ter entrado em um patamar de “político internacional”, assumindo um papel mais voltado para a diplomacia global do que para a gestão interna do país. “O Lula parece que está mais preocupado em viajar pelo mundo e fazer esse papel de diplomata, de elder statesman”, afirmou o professor durante o WW Especial, que foi ao ar nesse domingo (2).

O retorno à presidência e suas motivações

Zeidan levantou questionamentos sobre as motivações de Lula para retornar à Presidência. “Eu não sei se ele quer ser presidente”, ponderou o acadêmico, sugerindo que o retorno de Lula pode ter sido impulsionado mais pela percepção de uma “ameaça fascista” do que por um desejo pessoal de voltar ao poder.

O professor também observou que, apesar de Lula ser “super respeitado no mundo”, houve uma perda parcial desse respeito, especialmente na Europa, devido à sua aproximação com o presidente russo, Vladimir Putin.

A atuação de Lula no cenário internacional

A análise de Zeidan sugere que Lula está operando mais como um “político aposentado” em algumas instituições internacionais, incluindo o Banco de Desenvolvimento Mundial. Esta postura, segundo o professor, reflete mais um papel de “estadista sênior” do que de um líder ativamente engajado nos desafios domésticos do Brasil.

“Não é que subiu à cabeça, mas é muito mais confortável”, comentou Zeidan sobre a preferência aparente de Lula por assuntos internacionais. Esta observação levanta questões sobre o equilíbrio entre as responsabilidades domésticas e as ambições diplomáticas do presidente brasileiro.

Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Médicos testam implante de células-tronco para tratar Parkinson nos EUA

Cientistas da Keck Medicine, da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, deram início a um ensaio clínico experimental que pode mudar o...

Cientistas desenvolvem exame que revela corpo humano em 3D e cores

Pesquisadores do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia) e da USC (Universidade do Sul da Califórnia) desenvolveram um novo método de imagem médica que...

Carnaval: veja agenda de blocos e escolas de samba de SP neste domingo (8)

O Carnaval deste ano é só na semana que vem, mas a cidade de São Paulo já conta com uma programação intensa de blocos...