Machado de Assis: por que escritor é recorrente nos vestibulares?

Jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro (RJ) há exatos 186 anos. O escritor é um dos mais cobrados nos vestibulares.

Fundador da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), ocupou por mais de dez anos a presidência da entidade.

É considerado o principal escritor do Realismo brasileiro, segundo “O Livro da Literatura”, publicado pela Editora Globo. Em suas obras, retratou a sociedade brasileira do século XIX, especialmente a elite carioca do Segundo Reinado.

A consagração do escritor na literatura veio a partir da publicação de seus romances. “Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)” é considerado o primeiro realista brasileiro. A obra, junto de Quincas Barba (1891) e Dom Casmurro (1900), formam a “trilogia realista”, em que as histórias são marcadas por ironia e pessimismo.

Em “Dicionário de Machado de Assis: língua, estilos, temas”, Castelar de Carvalho aponta que, por sua singularidade, o escritor imprime uma dimensão nova à narrativa de ficção, “rompendo os limites entre o sério e o cômico”. São características como essas que conduzem os estudantes, nos vestibulares, a análises e reflexões.

O docente avalia Machado como “dono de uma prosa concisa e elegante”, que “recorre a procedimentos estilísticos, como a paródia, a sátira, as digressões literárias e filosóficas, as conversas com o leitor, a oralidade, o humor irônico, a inter e a intratextualidade, a metalinguagem, o discurso indireto livre, a quebra de paralelismo, a lítotes, a preterição e à linguagem impressionista”. Para Castelar de Carvalho, foi como analista do homem e da condição humana que o autor carioca se projetou com seus romances e contos.

Nos últimos anos, a questão se Machado de Assis seria branco ou negro levantou que inúmeras discussões. Estudos enfatizaram a afro-descendência do escritor, contrapondo a visão de que ele seria branco, como posto em seus retratos da época.

Veja autores negros com livros cobrados em vestibulares no país

Bolsonaro confessou intento golpista ao cogitar medida autoritária, diz PGR

A PGR (Procuradoria-Geral da República) afirmou nesta segunda-feira (14) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confessou suas intenções antidemocráticas quando disse em interrogatório no...

PGR cita contradições e sugere menor benefício para Cid por delação

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nas alegações finais apresentadas ao STF (Supremo Tribunal Federal) que as vantagens concedidas ao colaborador, tenente-coronel Mauro...

PGR aponta Bolsonaro como líder de plano golpista; veja os crimes

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu nesta segunda-feira (14) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por cinco crimes na ação penal que apura...