Mansões de traficantes são demolidas em operação na Rocinha; veja imagens

Três construções irregulares de alto padrão estão sendo demolidas nesta quinta-feira (26) na comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, durante uma operação conjunta entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e a Polícia Civil do Ceará.

Localizadas na região da Dionéia, as edificações ocupavam uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados e variavam entre dois e sete andares. Os imóveis apresentavam acabamento interno de padrão elevado, incluindo piscinas, áreas gourmet e revestimentos modernos.

Engenheiros da Prefeitura do Rio estimam que as construções, realizadas sem qualquer tipo de licença ou autorização municipal, somam investimento de cerca de R$ 6 milhões.

As obras estavam situadas em uma área de encosta que foi desmatada, o que elevou o risco de desabamento, segundo avaliação técnica.

Veja imagens das mansões:

Segundo as investigações, os imóveis também foram utilizados por integrantes da facção Comando Vermelho do Ceará. No dia 31 de maio, uma ação integrada entre o MPRJ, o MPCE, a Polícia Militar do Rio e a Polícia Civil do Ceará cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra lideranças desse grupo, que estavam abrigadas na comunidade.

Drone flagra fuga de 400 traficantes armados em mata na Rocinha; veja vídeo

Desde as primeiras horas da manhã, policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE) atuam na região com o objetivo de garantir o cumprimento das ordens de demolição. O Bope realiza ações dentro da área da Dionéia, enquanto equipes do Batalhão de Choque e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP/Rocinha) reforçam o policiamento nos acessos à comunidade.

A operação também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da empresa pública RioLuz, que atuam na área para garantir o suporte urbano necessário durante a ação.

Por questão de segurança, oito escolas da região tiveram as aulas suspensas. A informação foi confirmada pela Secretária Municipal de Educação (SME).

Saiba o que é tempestade “canibal”, que acontece nesta semana

Uma tempestade solar “canibal” está prevista para ocorrer nesta semana, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). O fenômeno acontece quando duas ejeções de...

Demanda por refrigeradores pode triplicar até 2050 e pressionar emissões

A demanda por maneiras de resfriamento pode mais do que triplicar até 2050, diz o relatório Global Cooling Watch 2025, lançado na última terça-feira...

Após especulação de morte em megaoperação, mulher nega ser “Japinha do CV”

Após especulação de morte durante a megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, a influenciadora Maria Eduarda, conhecida...