“Marina, você acabou com minha vida”, se desespera posseiro da Resex Chico Mendes enquanto propriedade é derrubada; VÍDEO

O posseiro e produtor rural Gutierres Ferreira é mais uma vítima da impiedosa ação de fiscais do ICMbio e Ibama, na Reserva Extrativista Chico Mendes.

Na manhã desta segunda-feira, o homem se desesperou ao ver os servidores federais pondo abaixo o curral e recolhendo animais que ele ergueu e criou para sustentar sua família. A cena comove internautas Brasil afora.

Os fiscais usam serra elétrica e machados, enquanto Gutierres chora copiosamente e cita a ministra Marina Silva (Meio Ambiente).

“Não faça isso comigo não. É do meu pai e dos meus filhos. Bando de covardes. Marina você acabou com a minha vida”, grita ele enquanto a esposa, que filma a cena, também soluça emocionada. O casal nada pôde fazer, do contrário poderia ser preso por interferência em ordem judicial.

Gutierres é herdeiro de terras primeiramente ocupadas pelo sei pai, e mora no local há 24 anos com a esposa e filhos.

Cena semelhantes se repetem há vários dias, desde que helicópteros do Ibama sobrevoam terras onde os posseiros são multados e as propriedades embargadas por descumprirem decreto federal. A lei diz que eles devem vivem apenas da extração da borracha da castanha.

Protestos seguem nas rodovias federais do Acre e as autoridades se sentem impotentes, a não ser que a legislação seja alterada e alguma concessão seja dada aos trabalhadores, que são autuados e multados, na maioria dos casos, em valores acima do que valem as terras.

Ataques cibernéticos sobem 30% no país pós tarifaço; empresa vê hacktivismo

O Brasil registrou uma alta de 30% de ataques cibernéticos originados nos Estados Unidos em meio ao tarifaço de Donald Trump, segundo levantamento da...

Entenda os cinco princípios do plano de Israel para o fim da guerra em Gaza

O gabinete de segurança de Israel adotou cinco princípios para encerrar a guerra em Gaza, incluindo o “controle de segurança israelense na Faixa de...

Avião da Azul faz pouso de emergência em Brasília após ameaça de bomba

Um voo comercial da Azul fez um pouso de emergência em Brasília, na noite desta quinta-feira (7), após uma ameaça de bomba. Segundo a Polícia...