MGI: edital do CNU deve ser publicado ainda nesta segunda-feira (30/6)

A ministra da Gestão, Esther Dweck, afirmou que o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) deve ser publicado ainda nesta segunda-feira (30/6). São 3.652 vagas, distribuídas em 32 órgãos federais.

Durante coletiva de imprensa, a ministra detalhou como será a prova. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que o concurso vai aplicar o percentual de 30% de vagas com cotas para negros, indígenas e quilombolas.

O órgão apontou que também será mantida a previsão de cota de 5% para pessoas com defiências. A decisão ocorre conforme previsto na nova Lei de Cotas e está divida em 25% para negros, 3% para indígenas e 2% para quilombolas.

Cronograma com principais datas do CNU

  • Inscrições: de 2 a 20/7/25 (pagamento até 21/7)
  • Solicitação da isenção da taxa de inscrição: 2 a 8/7/25
  • Prova objetiva: 05/10/25, das 13h às 18h
  • Convocação para prova discursiva: 12/11/25
  • Convocação – confirmação de cotas e PcD: 12/11/25
  • Envio de títulos: 13 a 19/11/25
  • Procedimentos de confirmação de cotas: 8/12 a 17/12/2025
  • Prova discursiva para habilitados na 1ª fase: 7/12/25
  • Previsão de divulgação da primeira lista de classificação: 30/01/2026

Novidades e exemplos

Há também o que foi indicado como um processo de equiparação do percentual de mulheres que passam para a segunda fase, quando for menor de 50%. O órgão alega que não se trata de uma reserva de vagas, já que serão chamados para a prova discursiva todos os homens classificados.

Exemplo para cargo hipotético com 20 vagas, em que serão chamadas para a prova discursiva um número nove vezes maior de candidatos que o número de vagas, o que representaria 180. No caso, seriam 117 para ampla concorrência (65%) e 63 (35% para cotas).

Leia também

Se desses 117 de ampla concorrência, 65 forem homens e 52 mulheres, serão chamadas mais 13 mulheres, totalizando 65 homens e 65 mulheres, a fim de evitar desigualdades. Caso o número de mulheres seja maior que 50%, não há alterações.

Uma conta semelhante será aplicada em cada cota, cargo e especialidade. A nota final ponderada seguirá sendo composta pela soma das notas das provas objetiva + discursiva + títulos (quando houver) para todas as pessoas candidatas.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) assume a responsabilidade de execução e gestão do processo do CNU a partir da segunda edição, incluindo o recebimento das inscrições, acompanhamento das etapas e a divulgação dos resultados aos candidatos. O MGI segue como órgão resposável pelas políticas relacionadas ao concurso.



Fonte: Metrópoles

Mourinho compara Benfica a Lewis Hamilton para rebater críticas de rival

Durante entrevista coletiva realizada neste sábado (27), José Mourinho, técnico do Benfica, respondeu às recentes declarações de Frederico Varandas, presidente do Sporting, rival histórico...

“Pluribus”: Vince Gilligan detalha final perturbador da 1ª temporada

Alerta de spoiler: o texto a seguir contém spoilers da 1ª temporada de “Pluribus” O episódio final da primeira temporada de “Pluribus”, de Vince Gilligan...

Corpo é localizado após queda de ultraleve em Copacabana, diz Bombeiros

Um corpo foi localizado no mar de Copacabana, na altura do Posto 3, após a queda de um avião ultraleve no início da tarde...