Microexplosão causa danos em municípios de Santa Catarina

A região Oeste de Santa Catarina enfrentou “microexplosões” na tarde desse domingo (22). O ocorrido foi favorecido devido os temporais com raio, rajadas de vento e chuva intensa em grande parte do estado.

Segundo a Defesa Civil, o temporal foi impulsionado pelo alinhamento de nuvens de tempestades, capazes de gerar ventos intensos, chuva volumosa e microexplosões, que são correntes de vento descendentes muito fortes e concentradas, responsáveis por danos mais severos em pontos específicos. 

Os principais municípios afetados foram Descanso e São José do Cerrito, no sul do país. Em Descanso, a velocidade do vento ultrapassou 80 km/h, em seu momento mais intenso. A microexplosão, que atinge o solo de forma localizada, causou danos em diversos locais. 

Já em São José do Cerrito, as instabilidades originaram tempestades organizadas, que causaram destelhamentos, queda de árvores, galhos e postes. Os municípios de Abelardo Luz, Xaxim, Xanxerê também foram atingidos.

Previsão

A Defesa Civil alerta para uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar que deve chegar ao longo da tarde desta segunda-feira (23) e na madrugada de terça-feira (24). As temperaturas devem cair de forma acentuada, trazendo sensação de frio extremo em Santa Catarina. 

A combinação do ar frio com os resquícios de umidade da frente fria cria uma pequena chance de neve ou chuva congelada, especialmente entre a noite de hoje e a manhã de terça-feira (24), nas áreas mais altas do Planalto Sul, Meio-Oeste e parte do Oeste.

Cubanos representam 10% do programa Mais Médicos

O programa Mais Médicos, iniciativa do governo federal para ampliar o atendimento médico no Brasil, conta atualmente com 26.414 profissionais, sendo a grande maioria...

O que esperar da Premier League 2025-26, que começa nesta sexta-feira (15)

Após uma campanha dominante e vitoriosa, o Liverpool abre a nova temporada da Premier League, nesta sexta-feira (15), como o time a ser batido...

“Turma da Mônica”: 4ª temporada levou 2 anos para ser produzida; confira

A 4ª temporada de “Turma da Mônica” chegou ao streaming nesta semana após quatro anos de hiato e levou, ao todo, dois anos para...