Mídia iraniana diz que principal assessor do líder supremo não está morto

Uma figura militar e política iraniana de alto escalão, declarada morta por Israel na semana passada, declarou-se viva em uma mensagem publicada pela mídia estatal iraniana na sexta-feira (20).

“Estou vivo e pronto para me sacrificar”, teria dito Ali Shamkhani em uma mensagem endereçada ao Líder Supremo do Irã, o Aiatolá Ali Khamenei. “A vitória está próxima. O nome do Irã brilhará nos auges da história, como sempre”, dizia sua mensagem, publicada por diversos veículos de comunicação estatais iranianos.

Shamkhani, principal assessor de Khamenei, foi relatado como morto por Israel e pela mídia iraniana após os ataques israelenses ao Irã em 13 de junho.

Na sexta-feira, diversos veículos de comunicação iranianos, incluindo a IRNA, a Tasnim e a Fars, disseram que Shamkhani não estava morto, mas, sim, que ele havia sido “gravemente ferido e hospitalizado” e agora estava “em condição estável”. Nenhuma nova foto de Shamkhani foi publicada juntamente com sua suposta mensagem.

Shamkhani serviu anteriormente como principal autoridade de segurança nacional do Irã e ocupou altos cargos na Guarda Revolucionária Islâmica e no Ministério da Defesa.

Bem conhecido nos círculos de política externa em Washington e na Europa, ele vinha atuando recentemente como um dos principais conselheiros do Irã nas recentes negociações nucleares com os Estados Unidos – que foram paralisadas após os ataques de Israel.

Tony Ramos admite que vai “diminuir o ritmo” para aproveitar carreira

Tony Ramos refletiu sobre os novos capítulos da vida após o susto que viveu em 2024, ao sofrer um hematoma subdural que o levou...

Dia dos Pais: qual a origem da data comemorada no Brasil neste domingo

Quarta data de maior movimentação do varejo, a origem do Dia dos Pais está associada a um elemento comum em outras efemérides do calendário...

Flamengo vence e aguarda Cruzeiro e Palmeiras por “título” do 1º turno

O Flamengo bateu o Mirassol por 2 a 1 no Maracanã, neste sábado (9), e segue líder do Brasileiro, pelo menos até os confrontos...