Ministério aguarda documentos para avançar com extradição de Zambelli

O Ministério da Justiça aguarda a chegada da documentação referente à extradição da deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) para dar seguimento à ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O magistrado deflagrou o início do processo para viabilizar o cumprimento da pena no Brasil na mesma decisão que determinou a prisão definitiva e a cassação do mandato da parlamentar.

Zambelli foi condenada em maio a 10 anos de prisão, perda de mandato na Câmara dos Deputados e o pagamento de indenização de R$ 2 milhões por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A parlamentar apresentou recurso, mas foi derrotada por unanimidade em julgamento concluído sexta (8) na Primeira Turma do STF.

O próximo passo para a extradição é a pasta comandada por Ricardo Lewandowski formalizar o pedido junto ao ministério de Relações Exteriores, que ficará responsável por encaminhar a solicitação à chancelaria italiana. Veja passo a passo.

Zambelli anunciou ter deixado o Brasil rumo à Europa na última terça-feira (3). No dia seguinte, Moraes determinou a prisão preventiva e a suspensão do passaporte, além da inclusão da parlamentar na lista de foragidos internacionais.

A Polícia Federal (PF) confirmou que Zambelli desembarcou em Roma na última quinta-feira (5), às 11h. Agentes chegaram a planejar uma operação. A prisão só não ocorreu porque, àquela altura, a Interpol ainda não tinha inserido o nome da deputada licenciada na difusão vermelha.

Essa inclusão só aconteceu horas mais tarde, quando já era sem tempo. Até o fechamento dessa reportagem, domingo (8), o paradeiro de Zambelli era desconhecido.

Sobe para 127 número de mortes relacionadas à fome em Gaza

Mais cinco pessoas morreram em Gaza por causa de desnutrição e fome, informou neste sábado (26) o Ministério da Saúde Palestino. O diretor-geral do ministério,...

Pelo menos 10 pessoas foram mortas na Ucrânia no último dia, dizem oficiais

Pelo menos 10 pessoas foram mortas e pelo menos 60 ficaram feridas em ataques russos na Ucrânia no último dia, segundo autoridades ucranianas. Oficiais...

Neymar tenta encerrar marca negativa contra o Sport; entenda

O Santos enfrenta o Sport neste sábado (26), às 18h30 (de Brasília), tentando sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Para isso, o Peixe...