Ministra defende Tribunal Internacional do Meio Ambiente no Brasil

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi, anunciou, nesta quarta-feira (11), a proposta de criação do Tribunal Internacional do Meio Ambiente no Brasil. Em evento com empresários em Brasília, a magistrada informou que pretende apresentar o projeto na COP30, sediada na cidade de Belém em novembro.

Segundo Andrighi, a Organização das Nações Unidas (ONU) já recebeu a proposta, que indica que a sede do Tribunal seja baseada na Amazônia.

“Basta agora o nosso trabalho. Esta não é apenas uma questão de prestígio, mas uma questão de decisão estratégica, com implicações diretas nos nossos negócios e para um futuro sustentável”, afirmou.

A ministra mencionou que a ideia de criar um Tribunal Internacional dedicado exclusivamente a litígios ambientais não é nova, mas se torna cada vez mais pertinente devido à urgência climática.

Andrighi citou que países como a França e a Áustria já manifestaram o interesse de sediar a nova corte internacional, e que isso demonstra o peso e a relevância que a instituição carrega.

“Para o Brasil, oferecer o seu território como sede do Tribunal Climático Internacional não é apenas uma candidatura, mas é uma afirmação. É a chance de nos posicionarmos em situação de igualdade com as nações desenvolvidas, as quais, historicamente, sempre sediaram os principais organismos internacionais”, declarou.

De acordo com a ministra, essa é uma oportunidade do Brasil mostrar ao mundo que tem maturidade e capacidade para liderar temas globais complexos. Com a escolha pela sede brasileira, seria a primeira vez que a ONU instalaria um Tribunal Internacional em um país em desenvolvimento.

“Ser sede do Tribunal é também ser sede de um catalisador de um novo desenvolvimento, voltado para a bioeconomia e a economia de baixo carbono. Traz vantagem competitiva, novos mercados, fortalecimento da nossa imagem como um país comprometido com soluções sustentáveis”, completou.

Personal denuncia assédio de tripulantes durante voo da Angola para o Brasi

A personal trainer carioca Taíssa Batista Tucci, de 30 anos, denunciou ter sido vítima de assédio e importunação sexual por parte de tripulantes durante...

Defesa diz que Bolsonaro quer receber visitas de Tarcísio, Zucco e aliados

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) informou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que quer receber as visitas dos aliados que pediram autorização ao ministro Alexandre...

Oposição libera plenário do Senado após duas noites de ocupação

Os parlamentares de oposição liberaram, na manhã desta quinta-feira (7), o plenário do Senado Federal que ocupavam há dois dias. “Estamos neste momento nos retirando...