Moraes autoriza defesas de réus a acompanharem acareações

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reiterou nesta segunda-feira (23) que todos os advogados dos réus no processo que apura uma tentativa de golpe de Estado têm direito de acompanhar as acareações que serão realizadas nesta terça-feira (24).

A decisão foi anexada ao processo após a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pedir para participar das sessões, alegando que a acareação é um importante instrumento para construção de provas a favor de todos os réus envolvidos.

Na manhã desta terça-feira (24), o tenente-coronel Mauro Cid e o general Walter Braga Netto vão ficar cara a cara para esclarecer versões consideradas contraditórias de seus depoimentos.

No mesmo dia, ocorre a acareação entre Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e réu, e o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, testemunha na ação penal.

As sessões, que serão conduzidas pelo próprio Moraes, não poderão ser acompanhadas pela imprensa nem terão transmissão ao vivo.

A participação das defesas e dos próprios réus, porém, já estava autorizada. Segundo Moraes, eles já haviam sido intimados para isso.

“Tanto a Procuradoria Geral da República, quanto todas as Defesas foram devidamente intimadas da referida decisão, tendo os co-réus o direito de participar, pois a acareação é uma continuidade da instrução processual penal, tendo como finalidade esclarecer eventuais contradições decorrentes dos diversos depoimentos das testemunhas ou dos interrogatórios dos réus”, afirma o ministro no despacho.

A acareação é um procedimento em que as pessoas envolvidas apresentam sua versão dos fatos frente a frente, com o objetivo de buscar a verdade.

Segundo Moraes, nas acareações, assim como nos interrogatórios, o réu não tem o compromisso de dizer a verdade (direito de não se autoincriminar). Por sua vez, a testemunha tem o dever de dizer a verdade.

Braga Netto, que está preso preventivamente no Rio de Janeiro, vai comparecer pessoalmente ao STF para o procedimento, com o uso de monitoramento eletrônico, e retornará à unidade prisional logo depois.

Bittar quer aliados “por amor a Bolsonaro” e detona rivais: JV “é passado”, Petecão “tá morto”, Velloso “é blefe” e Mara Rocha “não incomoda...

O senador Márcio Bittar finca o pé na sua pré-campanha, ciente de que está só e precisa, já, medir sua aceitação junto ao eleitorado. Tenta...

Patético, Bocalom beija muito e se esbalda na fonte enquanto Rio Branco debaixo de água pede socorro; Fotos e vídeos

O prefeito Tião Bocalom e sua mulher se divertiram à beça tomando banho de chuva, na noite deste domingo, na Praça da Revolução. O...

Governo envia leilão de Santos à Antaq, com outorga de R$ 500 milhões

O Ministério de Portos e Aeroportos encaminhou à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) o despacho final da modelagem do leilão do megaterminal do...