Morre principal assessor do líder supremo do Irã após ataque de Israel

O principal assessor do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, morreu nesta quinta-feira (13/6), em Teerã, após ser ferido em um ataque atribuído a Israel. Ali Shamkhani ocupava uma posição estratégica na cúpula do poder iraniano e estava internado desde a ofensiva aérea israelense realizada no dia anterior.

Shamkhani foi secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã entre 2013 e 2023, além de ter ocupado postos importantes na Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) e no Ministério da Defesa. Após deixar o cargo formal de secretário, ele continuava atuando como conselheiro sênior do líder supremo, com influência direta sobre questões militares e diplomáticas.

Veja as fotos

Reprodução
Ali Khamenei, principal líder do IrãReprodução
Canva
Governo norte-americano negou participação na ação.Canva
Reprodução / YouTube
Thiago Ávila foi preso ao tentar chegar à Faixa de GazaReprodução / YouTube
Reprodução / BBC
Casal da embaixada de Israel é morto a tiros nos EUAReprodução / BBC
Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik
Reprodução: Freepik
Guerra IsraelReprodução: Freepik

A ofensiva israelense teve como alvos principais instalações nucleares e centros militares estratégicos do Irã, incluindo Natanz e Esfahan. De acordo com autoridades israelenses, mais de 150 locais foram atingidos, e dezenas de pessoas morreram, incluindo cientistas ligados ao programa nuclear iraniano.

Internacionalmente conhecido, Shamkhani foi uma figura-chave nas negociações mediadas pela China que resultaram na reaproximação diplomática entre Irã e Arábia Saudita, em 2023. Nos bastidores da diplomacia, era visto como uma ponte entre os setores mais conservadores do regime iraniano e os que defendem maior abertura ao diálogo com o Ocidente.

Em abril deste ano, Shamkhani chegou a ameaçar expulsar inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) do país, em meio à retomada das tensões envolvendo o programa nuclear iraniano.

A morte de Shamkhani representa uma perda significativa para a liderança iraniana, em um momento de crescente instabilidade no Oriente Médio. Analistas apontam que o falecimento pode agravar ainda mais o cenário de conflito entre Irã e Israel.



Fonte: Portal LEODIAS

“Pacificador”: o que você precisa saber sobre a 2ª temporada

O primeiro episódio da 2ª temporada de “Pacificador” já está disponível na HBO Max, e uma das principais dúvidas dos fãs é como a...

“Não se dão bem”: Trump diz que Putin e Zelensky são como azeite e vinagre

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (22) que verá se os presidentes da Rússia e da Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr...

Esposa de Eduardo Costa desabafa sobre ataques e nega ser submissa

Mariana Polastreli, 37, esposa do cantor Eduardo Costa, 46, usou os stories do Instagram, nesta sexta-feira (22), para fazer uma retrospectiva do conturbado começo...