Nacionalista Karol Nawrocki vence eleições presidenciais da Polônia

O candidato nacionalista polonês da oposição, Karol Nawrocki, venceu o segundo turno das eleições presidenciais do país com 50,89% dos votos, informou a comissão eleitoral polonesa na manhã desta segunda-feira (2).

Seu rival, Rafal Trzaskowski, prefeito liberal de Varsóvia e aliado do governo liderado pelo primeiro-ministro Donald Tusk, obteve 49,11%.

Nawrocki, de 42 anos, historiador eurocético e boxeador amador que dirigia um instituto nacional de memória, fez campanha com a promessa de garantir que as políticas econômicas e sociais favorecessem os poloneses em detrimento de outras nacionalidades, incluindo refugiados da vizinha Ucrânia.

Ele é um defensor do presidente dos EUA, Donald Trump, e visitou a Casa Branca nas semanas que antecederam a eleição.

No primeiro turno das eleições, duas semanas atrás, ficou em segundo lugar, atrás de Trzaskowski. Nawrocki recebeu o apoio tardio do candidato de ultra direita, que ocupava o terceiro lugar.

O historiador agora cederá o enorme poder de veto presidencial, que Andrzej Duda, presidente do país, usou com frequência para frustrar a agenda de Tusk.

Embora o parlamento polonês detenha a maior parte do poder, o presidente pode vetar leis, e a votação estava sendo acompanhada de perto na Ucrânia, bem como na Rússia, nos Estados Unidos e em toda a União Europeia.

A UE recorreu a Tusk em busca de um plano para reverter os efeitos do populismo na democracia, mas a vitória de Nawrocki não fazia parte dos planos.

Tusk expulsou o PiS do governo na eleição parlamentar de 2023, mas a vitória de Nawrocki nega um caminho aberto para desfazer completamente a transformação do Estado polonês supervisionado pelo PiS durante um período de oito anos no governo.

Na rede social X, o atual presidente, Andrzej Duda, também conservador, agradeceu aos poloneses por votarem em grande número. A participação eleitoral foi de 71,31%, informou a comissão eleitoral, um recorde para o segundo turno de uma eleição presidencial.

“Obrigado! Por participar das eleições presidenciais. Pelo comparecimento. Por cumprir seu dever cívico. Por assumir a responsabilidade pela Polônia. Parabéns ao vencedor! Força, Polônia!”, escreveu Duda.

(Com informações da Reuters)

Previsão indica semana chuvosa em Goiânia

Goiânia terá uma semana com previsão de chuvas entre os dias 10 e 16 de novembro. O período será marcado por temperaturas que variam...

RJ: operações policiais na Linha Amarela mais que dobraram em 2025

O número de ações policiais na Linha Amarela aumentou significativamente em 2025. De acordo com dados da Lamsa, concessionária que administra a via expressa,...

Semana em Vitória alterna entre períodos de sol e chuva

A previsão do tempo para Vitória, entre os dias 10 e 16 de novembro, indica condições variáveis, com temperaturas entre 19°C e 27°C. O...