Netanyahu parabeniza Trump e diz que ataque ao Irã “vai mudar a história”

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, publicou, na noite deste sábado (21), uma declaração em vídeo no X, ex-Twitter, na qual parabeniza o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo ataque aéreo realizado contra instalações nucleares do Irã.

A avaliação de Netanyahu é de que a ação “vai mudar a história”.

“Parabéns, presidente Trump. Sua decisão ousada de atacar as instalações nucleares iranianas com a incrível e justa potência dos Estados Unidos vai mudar a história”, disse Netanyahu no pronunciamento.

O conflito entre Israel e Irã entra na sua segunda semana, após os israelenses deflagrarem o que chamaram de “ataques preventivos” contra os iranianos, sob o argumento de que um ataque nuclear por parte da nação persa era iminente.

A tensão entre as partes vinha escalando com o andamento da guerra entre Israel e o Hamas, grupo apoiado pelo Irã.

Netanyahu saudou a operação Rising Lion (leão em ascensão, em tradução livre), mas reafirmou que nesta noite “a América foi insuperável”.

“Eles fizeram o que nenhum outro país no mundo poderia. A história se lembrará que o presidente Trump agiu para impedir que o regime mais perigoso do mundo obtivesse as armas mais perigosas do mundo”, pontuou o premiê.

Aliado de Trump, Netanyahu disse que a postura do presidente norte-americano será decisiva para guiar o Oriente Médio a um futuro de prosperidade e paz.

“O presidente Trump e eu recorrentemente dizemos: ‘paz através da força’. Primeiro vez a força, e então a paz”, comentou Netanyahu.

Em atualização…

Flamengo: Bruno Henrique desiste de recurso, e investigação segue no STJ

A defesa de Bruno Henrique, jogador do Flamengo, desistiu do recurso que buscava anular a investigação de possível manipulação de resultados. O atacante é...

Primeira transmissão da GE TV será jogo da Seleção Brasileira

A GE TV, novo projeto esportivo do Grupo Globo, tem data de lançamento e primeira transmissão definidas. Vitor Costa, supervisor do elenco de esportes dos...

Fim de uma era: “Taxa da blusinha” afeta americanos e comércio global

Por quase um século, pacotes de baixo valor vindos do exterior entravam nos Estados Unidos livres de impostos, graças à chamada “regra de minimis”,...