Nevasca no Chile deixa 27 turistas presos em estrada; 19 são brasileiros

Uma forte nevasca atingiu a região de Antofagasta, no norte do Chile, e deixou 27 turistas presos, próximos à fronteira com a Argentina, nesta quarta-feira (26/6). De acordo com autoridades locais, 19 dos viajantes são brasileiros. As informações são da GloboNews.

O grupo seguia em direção ao Paso Jama quando foi surpreendido pela intensa nevasca, com ventos fortes, um acúmulo de até 60 cm de neve e visibilidade quase nula. O tempo fez com que um caminhão acabasse derrapando, o que bloqueou completamente a estrada, impedindo a passagem de outros veículos, incluindo uma van que transportava os turistas.

Veja as fotos

Reprodução
Turistas brasileiros ficam presos em nevasca no ChileReprodução
Reprodução
Turistas brasileiros ficam presos em nevasca no ChileReprodução
Reprodução
Turistas brasileiros ficam presos em nevasca no ChileReprodução
Reprodução / Freepik
Puerto Williams, no ChileReprodução / Freepik
Reprodução / NOAA
Site aponta ameaça de tsunami no ChileReprodução / NOAA
Reprodução/X: Lula
Luiz Inácio Lula da Silva e Gabriel BoricReprodução/X: Lula

De acordo com as últimas informações divulgadas, apesar das condições adversas, os passageiros permaneceram dentro dos veículos, enfrentando temperaturas de até –7 °C. O grupo conseguiu manter contato com as autoridades chilenas por meio de um telefone via satélite, e todos estão em segurança até o momento, segundo relatos da prefeitura de San Pedro de Atacama.

As operações de resgate envolvem o Exército chileno, Carabineros (polícia local), bombeiros e o Serviço Andino de Resgate, que estão atuando a partir do posto de fronteira Hito Cajón, a cerca de 35 km do ponto onde os turistas ficaram presos.

“É apenas uma questão de tempo até conseguirmos chegar ao local e retirar todos com segurança”, afirmou o prefeito Justo Zuleta Santander.

Parte dos turistas já foi retirada com segurança, incluindo ocupantes de caminhões e de três veículos de passeio. As equipes seguem trabalhando para liberar completamente a via e garantir o resgate de todos.



Fonte: Portal LEODIAS

Governo vai publicar edital para leilão de capacidade até o fim de agosto

O Ministério de Minas e Energia prevê que publicará, até o fim de agosto, o edital com as novas diretrizes para o Leilão de...

Indústria química prevê impacto “lento” do tarifaço nos empregos do setor

A Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) avalia que os efeitos da tarifa de 50% sobre o setor se darão de forma mais lenta....

Eduardo espera mais sanções e diz que não há cenário com STF “vitorioso”

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse, nesta quinta-feira (14), que espera mais sanções dos EUA contra autoridades brasileiras e possivelmente mais tarifas contra...